Refugiados ucranianos reunidos em Viana do Castelo para facilitar integração

0
481

A Câmara Municipal de Viana do Castelo promoveu um encontro que reuniu cerca de 100 ucranianos com o objectivo de facilitar a integração destes refugiados no concelho vianense, fornecendo informações, esclarecendo dúvidas e promovendo a partilha de experiências.

De acordo com a autarquia, Viana do Castelo tem atualmente 150 ucranianos, entre a comunidade já residente e os refugiados que procuraram na capital do Alto Minho uma nova oportunidade desde o início da guerra motivada pela invasão da Rússia à Ucrânia.

Este encontro permitiu aos refugiados ucranianos conhecerem-se, trocarem conhecimentos e partilharem ideias. Na reunião marcaram ainda presença as forças de segurança, que promoveram uma formação junto desta nova comunidade.

Recorde-se que, em março passado, a Câmara Municipal aprovou um Fundo de Apoio Humanitário ao Povo Ucraniano no valor de 100 mil euros. De acordo com a proposta apresentada pelo autarca vianense, esta verba está a ser utilizada para os apoios “que serão necessários a curto prazo, nomeadamente do plano de acolhimento”.

A 9 de abril, o artista popular Augusto Canário, a Junta de Freguesia de Vila Nova de Anha e o Município de Viana do Castelo promoveram uma Maratona Cultural a Favor do Povo Ucraniano, que resultou na atribuição de um cheque solidário no valor de 5.000 euros emitido à ordem da Cruz Vermelha Portuguesa, que fez o devido encaminhamento para a causa ucraniana.

Logo no início do conflito, o Município instalou um Centro Logístico no antigo pavilhão da AI Minho, que permitiu aos vianenses e às empresas locais entregar bens essenciais para enviar para a fronteira com a Ucrânia. Este movimento de apoio ao povo ucraniano culminou no envio de dois camiões com mais de 40 toneladas de bens essenciais para apoiar os refugiados.