Nossa Senhora da Rosa volta a florir Monção

0
512
A Festividade em Honra de Nossa Senhora da Rosa realiza-se este fim de semana, 7 e 8 de maio, após dois anos suspensa devido à pandemia, com a celebração de momentos religiosos e culturais de enorme simbolismo para a comunidade local.
 
Os tapetes floridos nas ruas e largos do centro histórico, trabalho executado pelos moradores e associações locais durante a noite, são um dos principais motivos de atração desta festividade, promovida por uma comissão de jovens, com apoio da paróquia local e da autarquia monçanense.
 
Tendo inicio na noite de sábado, pelas 21h30, com a celebração da missa solene e procissão de velas, a festividade continua, no domingo à tarde, pelas 17h00, com a missa solene, seguida de bênção, distribuição de rosas e procissão em honra de Nossa Senhora da Rosa pelo centro histórico.
 
Durante a manhã e inicio da tarde de domingo, o colorido geométrico dos tapetes floridos, enfeitados com pétalas, funcho, borras de café e serrim, prometem “regalar” munícipes e visitantes. Por tradição, Monção é visitado por milhares de pessoas do Norte de Portugal e da Galiza.
 
Procissão: Percurso alterado
 
Devido à realização de obras em algumas habitações particulares no casco medieval de Monção, o itinerário da procissão deste ano sofre algumas alterações, não estando prevista a passagem habitual pela Rua 1º de Dezembro e pelo Largo de Camões, sendo a recolha à Igreja Matriz efetuada pela Rua da Glória.
 
Como o Largo de Camões não vai embelezar-se para a festividade, “nuestros hermanos” da localidade galega de Ponteareas, que habitualmente decoram aquele espaço com a ajuda dos funcionários municipais, não participam na Senhora da Rosa deste ano.
 
Em 2023, com as obras concluídas, estarão de volta para celebrarmos esta tradição comum e enraizada nos dois municípios. Em Ponteareas, as alfombras floridas podem ser visualizadas na Festa de Corpus Christi, um dos principais cartazes turísticos daquela cidade.