Tecto setecentista do Museu dos Terceiros foi restaurado

0
319

A operação de restauro do tecto setecentista da sala de reuniões do Museu dos Terceiros foi concluída, informou a autarquia de Ponte de Lima. Parte do motivo central tinha cedido recentemente e a intervenção consistiu na reposição e consolidação da pintura, assim como na restituição da coloração original do fundo, que se tinha perdido há muito mais tempo, em altura impossível de datar com precisão mas que deve remontar às primeiras décadas do século XX.

“À volta do medalhão central que ostenta o brasão da Ordem Franciscana não foi tentada uma reposição dos motivos entrelaçados e florais em falta, que igualmente tinham desaparecido no século passado, uma vez que o seu desenho assimétrico, por um lado, e a inexistência de documentação iconográfica onde constasse o desenho original, por outro, não autorizavam a tentativa de uma reconstituição rigorosa do original”, explicou a autarquia.

A intervenção foi executada pela empresa Signinum – Gestão de Património Cultural, podendo agora ser apreciada pelos visitantes do Museu dos Terceiros, com entrada livre no próximo dia 18 de maio, Dia Internacional dos Museus.