“É notória a satisfação dos empregadores com a qualidade dos alunos de informática do IPVC”

0
339

O presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) aplaudiu a “formação competente e que é reconhecida pelos empregadores” na área de Sistemas e Tecnologias de Informação na abertura dos Open Days da Informática, promovidos pelo curso de Licenciatura em Engenharia Informática na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG). Carlos Rodrigues realçou a importância do debate e da aproximação do meio académico ao meio empresarial, permitindo aos alunos “adquirirem outras competências”.

O curso de Licenciatura em Engenharia Informática lecionado na ESTG-IPVC está a promover, até à próxima quinta feira, os Open Days com jornadas, workshops e seminários. “Cada vez menos a formação de um estudante no ensino superior se resume àquilo que é transmitido em contexto de sala de aula”, defendeu o presidente do Politécnico de Viana do Castelo. Para Carlos Rodrigues “há todo um conjunto de competências que os estudantes adquirem em eventos deste género”.

Com a realização destes eventos “pretende-se contribuir para a divulgação da área de Sistemas e Tecnologias de Informação, promovendo-se o debate de temas de grande atualidade e a aproximação do meio académico com o meio empresarial circundante”, justificou o coordenador do curso de Licenciatura em Engenharia de Informática, Jorge Ribeiro.

Tal como em anos anteriores, o evento é gratuito e aberto à comunidade interna e externa (empresas e escolas secundárias e profissionais) e conta com diversas iniciativas, que decorrerem até quinta feira. As manhãs são dedicadas a sessões de transferência de conhecimento e as tardes são direcionadas para workshops práticos promovidos por empresas tecnológicas e pelo Núcleo de Estudantes de Engenharia Informática.

O curso de Licenciatura em Engenharia Informática da ESTG-IPVC é, nas palavras de Jorge Ribeiro, “lecionado numa vertente maioritariamente prática, permitindo aos alunos saber fazer e aplicar os seus conhecimentos no desenvolvimento de software no sentido de melhorar a sociedade e complementar e potenciar várias áreas de atividade”. De destacar também que “a elevada taxa de empregabilidade do curso (superior a 97%) e nível de colocação dos alunos em grandes empresas é de grande relevância”, adiantou o coordenador, referindo que há vários ex-alunos que são atualmente quadros de empresas portuguesas e estrangeiras de grande renome internacional.

Jorge Ribeiro evidenciou que “é notória a satisfação dos empregadores face ao nível de qualidade dos alunos”, até porque há uma elevada procura de engenheiros informáticos face à oferta de estágios e propostas de emprego. O incentivo à fixação de alunos na região e ao empreendedorismo continuam a ser prioridades para o curso em Engenharia Informática da ESTG-IPVC.