Melgaço com “Pegada Zero”

0
396

De 2 a 4 de junho, Melgaço convida à descoberta do concelho durante o “Pegada Zero – Melgaço Minho Tourism Design Experience”. Serão três dias recheados de atividades e experiências inovadoras com base nos recursos endógenos, autênticos e sustentáveis da região, envolvendo vários agentes da região. Nesta edição, Melgaço convida ainda à estreia do documentário “Melgaço, Biodiversidade e Valores Naturais”.

Haverá um programa para a Fam Trip e um outro geral. Em linha com o posicionamento definido no seu Plano Estratégico setorial – Melgaço, o destino de natureza mais radical de Portugal, o evento “Pegada Zero – Minho Tourism Design Experience” pretende destacar as potencialidades do concelho na vertente de turismo de natureza, envolvendo os agentes que atuam na região: empresas de animação, restauração, alojamento, comunidade local, entre outras; mas também pretende que se desenvolvam ações de sensibilização sobre a conservação da natureza, junto das comunidades intervenientes, assim como criar ou reforçar a relação das mesmas com o setor do turismo.

A edição deste ano fica também marcada pela estreia do documentário “Melgaço, Biodiversidade e Valores Naturais”, do realizador Miguel Arieira (Associação Ao Norte), realizado no âmbito do Plano Educacional para a Reserva da Biosfera do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos – POSEUR-03-2215-FC-000068. O trabalho promove o Património Natural do concelho de Melgaço: as espécies mais emblemáticas de Fauna e Flora; a diversidade de habitas; e as deslumbrantes paisagens. Destaque, ainda, para uma componente educacional, numa perspetiva de sensibilização para as questões relacionadas com a conservação destes valores naturais. A estreia está marcada para o dia 4 de junho, pelas 15h30, na Casa da Cultura de Melgaço e contará com a presença do biólogo Duarte Silva (Foradata – acompanhamento científico).

O património natural de Melgaço concede-lhe uma posição de destaque e contribui para que a região tenha todas as condições para a prática de atividades de turismo de natureza, não fosse o concelho estar situado na Área Protegida mais importante de Portugal, o Parque Nacional Peneda-Gerês (PNPG), consagrado pela UNESCO Reserva Mundial da Biosfera. As suas características geográficas e geológicas, fazem de Melgaço um destino de natureza por excelência. A valorização dos recursos naturais, culturais, enogastronómicos, como o PNPG, o Rio Minho (Rede Natura), o vinho alvarinho, o fumeiro e outros produtos locais, garantem a vivência de experiências únicas e diversificadas, ao mesmo tempo que permitirão dar a conhecer a região, as suas gentes e costumes, durante os três dias do evento.