Garrafa em forma de orca made in Politécnico de Viana conquista mais um prémio internacional

0
335
A garrafa em forma de orca  – Smartbottle Refill_H20 – desenhada por João Mendes, ex-aluno do mestrado em Design Integrado da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), venceu o European Green Award na categoria Design. A distinção apanhou de surpresa o antigo aluno que já sonha com o “troféu máximo”: colocar a garrafa em forma de orca no mercado.
João Mendes inscreveu-se no European Green Award quando se inscreveu também no Green Product Award, prémio que venceu no início deste mês. Acabou por se “esquecer” desta candidatura, até receber agora um e-mail da equipa do European Green Award a informar que a Smartbottle Refill_H20 foi selecionada e venceu a categoria Design. “Parabéns pelo seu extraordinário compromisso de sustentabilidade”, pode ler-se no e-mail enviado pela equipa da organização. No mesmo e-mail, João Mendes foi informado que “o júri também o selecionou como Young Change Maker de 2022”. Este estatuto é entregue a jovens até 29 anos de idade que, por exemplo, implementaram um projeto de sustentabilidade, criaram uma campanha de marketing, estão ativos como influenciadores ou fundaram um eco-start-up.
“Foi mesmo sem contar, não estava nada à espera”, confidencia o ex-aluno do Politécnico de Viana do Castelo, acreditando que esta “boa surpresa” pode ser “mais um passo” para “dar visibilidade ao produto e conseguir chegar a investidores para se fazer os moldes”. Ganhar dois prémios internacionais num só mês é “excelente”, mas João Mendes quer mais. “Já que cheguei até aqui, o que quero mesmo é ver a garrafa distribuída pelas escolas do Politécnico de Viana do Castelo e chegar ainda ao mercado”, assume.
Também Ana Curralo, que orientou o ex-aluno no Mestrado em Design Integrado da ESTG-IPVC, destaca mais uma vez que este prémio internacional “vem realçar a qualidade dos alunos e dos docentes do Politécnico de Viana do Castelo”. A docente, que também nunca mais pensou nesta candidatura, recebeu a notícia com muita surpresa. “Isto é muito bom e esperemos que seja mais uma oportunidade para chegarmos a investidores”, apela Ana Curralo, defendendo que o Politécnico de Viana do Castelo “está no bom caminho” a “ser exemplo” no âmbito da sustentabilidade.