As Oficinas de Criatividade Himalaya, em Arcos de Valdevez, assinalaram o primeiro aniversário, entre outras iniciativas, com a inauguração da exposição permanente “Minerais e Rochas – Coleção Silva Ferreira”, da autoria do médico arcuense, José da Silva Ferreira.
A mostra conta com duas salas que exibem mais de 600 minerais, rochas, fósseis e meteoritos e com um espaço de laboratório, ondas as escolas e outros visitantes vão poder, de forma ativa e exploratória, conhecer um pouco mais sobre geologia e da mineralogia. “Temos uma sala dedicada à mineralogia, com as suas cores e os seus cristais, e outro espaço que destaca as rochas, com os diversos tipos e classificações. Em todas as vitrines é possível consultar detalhes informativos”, conta o autor, José da Silva Ferreira, garantindo que “qualquer pessoa pode fazer a leitura da exposição”. “Existe uma sala relacionada com trabalhos escolares, em que as escolas, articuladas com as Oficinas de Criatividade Himalaya, vão ter oportunidade de ver e manipular materiais. Isto vai permitir um contacto direto entre os alunos e a ciência”, acrescentou José da Silva Ferreira.
O presidente da Câmara de Arcos de Valdevez acredita que os visitantes vão ficar “surpreendidos” com a exposição e considera que a mesma irá potenciar os propósitos das Oficinas. “Os exemplos aqui expostos vão contribuir para a abrangência que nós procuramos neste projeto, como promover o conhecimento e a cultura científica, propósitos centrados no espírito do Padre Himalaya”, frisou João Esteves.