O Semanário Alto Minho voltou a juntar Anha e Chafé… 37 anos depois. A freguesia de Chafé celebrou os 37 anos da criação da freguesia no local mais adequado para o efeito, o Largo 9 de Julho, data da independência da freguesia. “A nossa festa é sempre neste dia porque é o dia da nossa freguesia. Estava em casa quando se soube que Anha ia ser vila e nós freguesia. Estávamos a almoçar, viemos por aí a cima a gritar “somos freguesia!”, lembrou Maria Oliveira, de 85 anos, que costuma colaborar no “arraial da independência”. “Houve muita porrada, queimaram carros, mas conseguimos. Agora estamos no céu, temos tudo”, assegurou a octogenária que também é mãe do presidente da Junta de Chafé.
“Quando eu andava na escola, havia pancada todos os dias entre os de Chafé e os de Anha”, recordou José Baetas, que tem assado sardinhas no arraial desde que foi declarada a independência de Chafé em 1985.
Vila Nova de Anha, por sua vez, assinalou os 37 anos de elevação a vila, com uma cerimónia de homenagens a associações, instituições e personalidades.
A reportagem de ambas as comemorações, na íntegra, está disponível na edição desta semana.