Judo “renasce” em Ponte de Lima
Depois de vários anos de interregno, o Julima – Judo Clube de Ponte de Lima retomou a sua actividade, estando a realizar dois treinos semanais, às segundas e quintas-feiras, no pavilhão da Escola EB 2,3 António Feijó.
“O Julima renasce aproveitando a experiência desportiva do passado, mas com os olhos no futuro agregando várias gerações na prática desportiva”, explicam os responsáveis do clube, que pretende “estabelecer pontes com o desenvolvimento social” através do “comprometimento de ter um papel ativo na sociedade”. As actividades decorrem na Escola António Feijó às segundas e quintas feiras a partir das 18h45m para crianças dos 6 aos 12 anos e a partir das 19,45h para os restantes interessados.
“O Judo é um desporto formativo, divertido, uma arte, uma disciplina, uma atividade social e recreativa, não sendo exagero afirmar que é um estilo de vida. Desenvolve a disciplina, o respeito por si próprio e pelos outros. Ensina a ter confiança, concentração e liderança.
Desenvolve as capacidades físicas gerais, como coordenação, agilidade, força, flexibilidade e outras, permitindo uma total exploração do corpo do praticante”, destacam os dirigentes, salientando, ainda, que esta modalidade ajuda as pessoas que são “extremamente tímidas e que têm dificuldade de socialização”. “Apesar de ser uma modalidade individual, o judo privilegia as interações do trabalho em grupo, a amizade e a disciplina. É uma modalidade que se pauta por valores de forte inclinação moral e assume uma vertente altamente inclusiva em contextos desafiadores, no âmbito social, escolar e familiar”, realçaram.