Viana apoia três equipas de sapadores florestais
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, assinou protocolos de colaboração, no valor de 97.500, com três equipas de sapadores florestais para reforçar a prevenção de incêndios rurais.
Estes protocolos uniformizam a verba concedida, que passa a ser no valor anual de 32.500 euros com cada uma das entidades, e têm a duração de um ano, renovável por período de dois anos.
A Associação Florestal do Lima terá como prioridade o Monte de Santa Luzia, o Monte Galeão e outras áreas que justifiquem a sua intervenção.
A comissão de compartes do baldio de Carvoeiro terá como prioridade o baldio da freguesia e, a Associação para a Cooperação Entre Baldios terá como prioridades as áreas florestais sob administração da freguesia da Montaria e da União de Freguesias de Nogueira, Meixedo e Vilar de Murteda.
O município disponibiliza ainda, entre outro apoio logístico, o transporte das equipas durante os dias úteis da semana e, aos fins de semana e feriados, a viatura ficará disponível sempre que ocorra uma situação excecional.
Este ano, o investimento municipal na proteção da floresta ascende a uma verba global de quase 400 mil euros.