Tenente coronel vianense é o novo comandante da GNR de Bragança
O tenente-coronel vianense António Duarte Rodrigues Lobo de Carvalho tomou posse como novo comandante do Comando Territorial de Bragança numa cerimónia que foi presidida pelo 2.º Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana, tenente-general Maurício Simão Tendeiro Raleiras.
António Lobo de Carvalho é natural da freguesia de Santa Maria Maior e tem 46 anos. É mestre em Ciências Militares pela Academia Militar, Doutorando em Ciências Interculturais e licenciado em Ciências Sociais – Minor em Psicologia, pela Universidade Aberta. Fez ainda a pós-graduação em Ciências Forenses, pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e a Pós-Graduação em “Direito e Segurança”, pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa. Ingressou no quadro permanente da Guarda Nacional Republicana em 1994, tendo desempenhado diversas funções ao longo da sua carreira profissional, de entre as quais se destacam a de 2.º Comandante do Comando Territorial do Porto, chefe da Secção de Informações e Investigação Criminal e Chefe da Secção de Proteção da Natureza do Comando Territorial de Bragança, chefe da Secção de Recursos Humanos do Comando Territorial de Braga, chefe da Secção De Operações, Treino e Relações Públicas do Comando Territorial do Porto, adjunto da Secção de Informações e Investigação Criminal do Comando Territorial de Braga, chefe da Secção de Informações e Investigação Criminal do Comando Territorial de Aveiro, chefe da Secção Central de Análise de Informação Criminal do Comando Geral, comandante de Pelotão de Guarnição, no Regimento de Infantaria, chefe do Órgão Coordenador Regional do Serviço de Proteção da Natureza e comandante do Destacamento Territorial de Matosinhos e Penafiel. Na sua folha de serviço constam vários louvores e condecorações nacionais.
O Comando Territorial de Bragança é responsável pelo cumprimento da missão da Guarda em todo o distrito, tendo a seu cargo uma área de policiamento com um total de 6 534 km2 e a responsabilidade da segurança de 106 767 habitantes. Integra um Destacamento de Trânsito sediado em Bragança e quatro Destacamentos Territoriais, designadamente: Bragança, Miranda do Douro, Mirandela e Torre de Moncorvo, dispondo cada um deles de vários Postos Territoriais, num total de 18. Contempla ainda o Centro de Cooperação Policial e Aduaneiro de Quintanilha.