Faleceu o padre Benigno Villa Lores dos Passionistas de Barroselas
O padre Benigno Villa Lores da Congregação da Paixão de Jesus Cristo (Passionistas de Barroselas) faleceu aos 88 anos.
Benigno Villa Lores nasceu a 28 de junho de 1933 em Ventanilla, província de Palencia, Espanha. Com 13 anos entrou no Seminário Passionista de Zaragoza. Fez o seu noviciado em Corella (Navarra) vindo a professar no dia 7 de outubro de 1952. Cursou os estudos superiores em Daimiel, Zaragoza e Barcelona. Assim se preparou para a ordenação sacerdotal, que se realizou em Zaragoza, a 22 de fevereiro de 1959.
Um ano depois de ordenado veio para Portugal, para colaborar na formação dos seminaristas, em Arcos de Valdevez. Por cá ficou, acabando por passar a província passionista portuguesa. De 1967 a 1970, foi mestre de noviços na casa de Barroselas.
Desde então passou pelas comunidades da Feira e de Linda-aVelha exercendo os serviços de ecónomo, de vice-superior, de superior e, várias vezes, de formador de postulantes.
Em Linda-a-Velha, onde esteve quase 30 anos, exerceu vários apostolados, colaborando na paróquia local e nas capelanias vizinhas, na capelania do Hospital de Santa Cruz, no Movimento por um Lar Cristão e orientou muitas reflexões e retiros a vários grupos e movimentos.
Desde 2017, estava em Barroselas, em descanso e já retirado do apostolado devido a algumas doenças que o impediam.
A congregação dos Passionistas de Barroselas frisa que o sacerdote “distinguiu-se sempre pelo empenho nos trabalhos que assumiu e procurou ser um bom religioso, contribuindo para a vida de comunidade com os seus dons”.