Câmara de Caminha desafia juntas a aderir ao balcão SNS24
A vereadora da Saúde e da Coesão S04ocial de Caminha, Sandra Fernandes, desafiou os presidentes da Junta do concelho para criarem nas suas freguesias um balcão SNS 24. “O papel das Juntas de Freguesia é essencial, pelo serviço de proximidade que prestam aos cidadãos, que poderá estender-se deste modo à saúde, beneficiando sobretudo os cidadãos menos habilitados para lidar com o digital”, justificou a vereadora que lançou o convite aos autarcas locais durante uma reunião no âmbito da elaboração do Diagnostico Social, na qual estiveram presentes Carlos Ribeiro, em representação da ARS Norte, e José António, por parte da ULSAM, que explicaram o modo de funcionamento e os critérios de adesão aos balcões SNS 24.
“Será uma forma de assegurar um acesso mais eficiente e mais rápido aos serviços de saúde, evitando deslocações desnecessárias e poupando os cidadãos a um esforço que está, muitas vezes, à distância de um clique”, complementou o presidente da Câmara, Rui Lages.
O autarca sublinhou também a segurança que o utente irá sentir, o impacto no seu bem estar, sabendo que a sua Junta de Freguesia está disponível para o ajudar, mostrando-se confiante na adesão dos autarcas das freguesias. “Tenho a certeza de que o entusiasmo que eu sinto é um entusiasmo partilhado pelas Juntas, que conhecem bem os seus fregueses e estão sempre disponíveis para os ajudar. Desta vez não será diferente”, crê.
Através do SNS 24 Balcão, as pessoas evitam deslocações e encontram um meio de acesso facilitado e próximo a vários serviços. É considerado uma “via verde” de acesso online ao Serviço Nacional de Saúde que permite, por exemplo, a marcação de consultas, renovação de receituário, guias de tratamento ou acesso a resultados de exames. A adesão das Juntas de Freguesia será posteriormente formalizada através da assinatura dos protocolos e termos de adesão ao projeto Balcão SNS 24.