Piloto vianense promete acelerar a Cidade Europeia do Desporto
Nelson Silva, piloto de Geraz do Lima, em Viana do Castelo, apresentou o seu projecto desportivo para este ano a bordo do Toyota Yaris Proto preparado pela JC Motorsport. O carro tem uma nova decoração alusiva à capital do Alto Minho enquanto Cidade Europeia do Desporto. Para este ano, Nelson Silva aposta em provas de terra com o objetivo ambicioso de poder fazer o Rally de Portugal em 2024.
“Sempre que corro, represento a minha terra e as nossas gentes, por isso, para mim e para a equipa, é um motivo de muito orgulho podermos promover a cidade e o concelho em todas as provas em que vamos participar”, assegurou o piloto que tem Paulo Silva como navegador. A dupla já fez um teste num trecho do traçado da especial “mundialista” de Viana do Castelo, antes do arranque da temporada no Rali de Vieira do Minho, no próximo fim-de-semana. O teste de quase 40 quilómetros deixou a equipa “muito satisfeita”. “Testámos algumas modificações de setup que resultaram e melhoraram a olhos vistos a performance, dando-nos muita confiança para começarmos a época”, disse o piloto, entusiasmado com a prova de Vieira do Minho. “Vai ser o primeiro momento importante para podermos trabalhar em prol do principal objetivo desta época e que passa por conseguir evoluir de forma consistente o meu ritmo e a minha velocidade em pisos de terra”, desvendou.
“Sou um piloto que se sente mais à vontade no asfalto, mas, se quero ser mais competitivo, tenho de melhorar muito, sobretudo na terra. Como tal, os ralis nesse piso do Campeonato Promo de Ralis assumem destaque no nosso calendário de 2023, esperando que possamos já em Vieira do Minho juntar o trabalho de evolução com um bom resultado, embora, desde já, assuma que vamos fazer uma temporada sem pressão quanto a lugares nos ralis ou no campeonato”, acrescentou.
Os ralis Casinos do Algarve e Terras d’Aboboreira serão os desafios seguintes, estando ainda confirmada a presença de Nelson Silva no Rally de Lisboa, voltando assim a disputar a Taça de Portugal de Ralis, competição que terminou no pódio na edição inaugural. O calendário desportivo da dupla prevê também participações no Rally de Santa Maria, RallySpirit e na edição de 2023 do Rali de Viana do Castelo – Cidade Europeia do Desporto. “Em Santa Maria, Açores, somos recebidos como príncipes. O Spirit é uma prova única e Viana é o momento da época em que posso estar a competir perto da família, amigos e conterrâneos, sendo um rali muito especial para mim, esperando que na edição deste ano possamos ter sorte e, finalmente, conseguir terminar”, declarou.
A inclusão de ralis em pisos de terra como “prato principal” do menu competitivo do piloto vianense em 2023 tem um motivo muito especial, para lá da desejada evolução competitiva. Nelson Silva quer estar na partida da edição 2024 do Rally de Portugal. “É um sonho desde que ganhei a paixão pelos ralis e, desde que comecei a competir, sempre tive este objetivo como um dos que quereria alcançar a médio prazo, sabendo que teria de trabalhar para evoluir, sendo por isso fundamental tudo o que queremos fazer durante 2023”, referiu Nelson, que espera competir num carro da categoria Rally 2 na prova portuguesa do Mundial de ralis.