GNR surpreendeu fabricantes de “lanchas rápidas” em Cerveira
A GNR de Vila Nova de Cerveira apreendeu oito embarcações de alta velocidade (EAV) semirrígidas. No seguimento de uma denúncia por movimentações suspeitas no interior de um armazém, os militares da Guarda deslocaram-se ao local, tendo constatado que três homens se encontravam no seu interior. Ao se aperceberem da presença dos militares, os suspeitos bloquearam a porta de entrada e esconderam-se nas referidas instalações.
No decurso das diligências policiais, foi possível apurar que se tratava de um armazém adaptado para a construção e reparação de EAV, de forma dissimulada. Este tipo de embarcações são normalmente usadas para o transporte de produto estupefaciente por via marítima.
Uma das embarcações estava totalmente operacional para navegar e sete em fase avançada de construção, foram ainda apreendidos seis moldes de embarcações.
Atendendo às características do material detetado e à situação suspeita, foram identificados os suspeitos, três homens com idades compreendidas entre os 40 e 46 anos e o material apreendido como medida cautelar. Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Viana do Castelo e à Polícia Judiciária. A ação contou com o reforço dos postos territoriais de Caminha e Valença e da estrutura de Investigação Criminal do Comando Territorial de Viana do Castelo.