“Ler em Viana vai bater recordes”
Decorre no Centro Cultural de Viana do Castelo, de 15 a 30 de abril, e com entrada gratuita, a edição deste ano do “Ler em Viana – Festa do Livro e das Artes”. Para além da 43.ª Feira do Livro, o programa contempla múltiplas atividades como sessões de lançamento de livros, conferências, oficinas, encontro com escritores, cientistas e artistas, teatro, espetáculos e concertos.
“É a simbiose perfeita entre o que é a literatura, o livro, o escritor, as manifestações culturais… Há, de facto, um programa complementar que faz todo o sentido, que aproxima, que densifica e que continua a fazer crescer o interesse e a atratividade da nossa feira”, assinalou o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo na sessão de abertura do “Ler em Viana – Festa do Livro e das Artes”.
Luís Nobre admitiu que, no ano passado, as pessoas ainda sentiram uma certa estranheza com o facto de se ter trocado o jardim, um espaço aberto, pelo Centro Cultural, que é fechado, mas salientou que não olhou para alguns comentários que foram feitos como “críticas”, mas sim “sugestões”.
“Quando há vontade de fazer diferente, há sempre pormenores a melhorar. E foi isso que fizemos com a maior naturalidade. Estivemos atentos às sugestões que os livreiros nos fizeram e nós também fizemos essa avaliação, para perceber o que poderia não estar tão bem”, afirmou.
O autarca frisou também que o programa é “sólido e consiste” e não tem dúvidas de que vai ser batido o recorde de visitantes, que no ano passado foi cerca de 10 mil. “Este ano, vão ser muitos mais. Compete a cada um de nós promover esta iniciativa e, dessa forma, atingirmos o maior número de visitantes e batermos esse recorde”, apelou.
Junto dele, Rui A. Faria Viana, diretor da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, lembrou que foram feitas algumas alterações no recinto em relação ao ano passado, como a introdução de espaços de descanso e também uma zona de bar.
“A ideia é dar comodidade, atratividade, até pela escolha dos livreiros, melhorar e trazer até aos vianenses uma série de atividades que podem ser vistas no programa, e que é um programa de excelência e que abrange várias idades”, referiu.