Tudo o que a Festa  das Cruzes dá!

0
770
Está tudo pronto para Barcelos ser o grande palco para a primeira grande romaria do Minho. A Festa das Cruzes  alia religião, tradição e animação, reunindo verdadeiras multidões ao longo dos seis dias de folia.  A devoção ao “Senhor da Cruz” está relacionada com uma lenda do século XVI que deu origem  à construção do Templo do Bom Jesus da Cruz, epicentro da Festa das Cruzes. No seu interior, a arte e minúcia dão vida aos tapetes de flores, transformando-os em autênticas obras de arte e deliciando os milhares de apreciadores que nos dias da romaria acorrem à igreja.  São inaugurados logo no primeiro dia romaria, a 28 de abril. Destaque, também, para a inauguração dos Tapetes de Flores do Caminho de Santiago, patente no Largo Dr. José Novais, no dia 29, sábado, pelas 15h00. As flores são também o mote para uma “batalha” muito colorida e animada e que este ano decorre no dia 1 de Maio às 15 horas. Os arcos de romarias, ornamentados pelas Juntas de Freguesia do concelho são inaugurados no dia 28 de abril, às 11 horas. Mas no plano religioso é a Procissão da Invenção da Santa Cruz, que decorre no dia 3 de maio, às 16h30, que mais surpreende por mostrar “a grandiosidade” do concelho. Neste corte religioso desfilam as cruzes das 89 paróquias do concelho é sempre apontado como o ponto alto desta romaria, num momento que emocionante e até arrepiante. Neste dia de manhã, feriado municipal, decorre a celebração da missa solene pelas 11h30 no Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz.
Esta festa popular com forte pendor religioso tem apostado cada vez mais na vertente da animação e apresenta, este ano, um cartaz “de luxo” que promete grandes enchentes na cidade e sobretudo na Frente Ribeirinha, no palco das Cruzes, espaço privilegiado para receber os concertos de José Cid e seus convidados, Pedro Abrunhosa, Diogo Piçarra e Tony Carreira. Na animação, além dos concertos destes grandes nomes da música portuguesa, haverá ainda espaço para os populares cantores barcelenses Vítor Rodrigues e Jorge Loureiro, no palco Barcelos e para o programa “Bamos às Cruzes”, na Alameda das Barrocas.   Logo no primeiro dia, sexta-feira, 28 de abril, pelas 22 horas, o palco Barcelos recebe o Tributo a Chico Buarque: “Quem te viu e quem te vê”. No dia seguinte, sábado, 29 de abril, também no palco Barcelos, pelas 19h30, atua o artista barcelense, Jorge Loureiro, sendo que nessa noite o grande destaque vai para a música de José Cid, e seus convidados, num concerto que avança pelas 21h45, no palco Cruzes, na Frente Ribeirinha.
O programa de domingo abre com a Banda de Música da Ponte, no Coreto do Jardim Velho, prossegue com o Festival Luso-galaico, no palco Barcelos, pelas 15h00, e termina em grande com a presença de Pedro Abrunhosa, no palco Cruzes, na Frente Ribeirinha, a partir das 21h45. No feriado 1º de maio, durante a manhã, decorre o concerto de Bandas Filarmónicas, em que participam a Banda Musical de Oliveira e a Banda de Música de Tangil, no coreto do Jardim Velho. À noite, a Frente Ribeirinha vai ser pequena para acolher os milhares de pessoas que irão assistir ao concerto de Diogo Piçarra, que actua no palco Cruzes, às 21h45.
Na terça-feira, 2 de maio, em termos musicais há mais dois grandes momentos: no palco Barcelos, o popular Vítor Rodrigues toca e canta a partir das 19h30, e no fecho da noite, doze anos depois, Tony Carreira volta a Barcelos para delírio dos milhares dos seus fãs. O concerto acontece no palco Cruzes, na Frente Ribeirinha, e tem início às 21h45.
Além destes momentos musicais, haverá também, durante todo o período das festividades, a programação do “Bamos às Cruzes”, na Alameda das Barrocas.
Quanto à Feira Popular, continua a assentar arrais no Campo da Feira, havendo uma vez mais espaço para o parque de diversões e para a praça da alimentação. No parque da cidade vai decorrer a habitual feira automóvel e de máquinas agrícolas. A grande novidade da edição deste ano é a realização do Desfile Etnográfico pelos Grupos de Folclore de Barcelos, que avança, pelas 16 horas, no dia 29 de abril, na Avenida da Liberdade. Nesse mesmo dia, acontece também a primeira sessão dos Fogos das Cruzes, mais concretamente o Fogo de Artifício da Ponte dos Peregrinos de Santiago, com as margens do rio Cávado iluminadas com milhares de “lumes vivos”. No domingo, à meia-noite, volta a haver nova sessão de fogo: o piromusical da Festa das Cruzes, no Largo da Porta Nova. Na terça-feira, 2 de maio, outra novidade na programação da festa: a recriação da passagem da Rainha Santa Isabel por Barcelos, pelas 18 horas, no Centro Histórico da Cidade. O dia termina com mais uma sessão de pirotecnia,  Fogo de Santiago, na Frente Ribeirinha.