“Vou ter a oportunidade única de viver a Romaria de uma forma ainda mais intensa”
Ana Rita Passos é consultora forense na área económica, estreou-se aos dois anos a desfilar na Romaria d’Agonia e em 2014, enquanto tirava o curso, começou a poupar para comprar o primeiro traje. Em 2023, com 27 anos, vai cumprir o sonho de ser o rosto do cartaz da maior festa em Portugal, um trabalho da autoria de Sónia Moreira e Hugo Sousa.
“Ser mordoma da Romaria é um grande orgulho. Já trajo há muitos anos e continuo a adorar. É uma tradição que passa de geração para geração”, conta Ana Rita Passos, de Viana do Castelo, que dá rosto ao cartaz da romaria de 2023.
Era ainda criança, com dois anos, quando se trajou para participar pela primeira vez na festa. “Foi algo que se tornou apaixonante para mim. Tive a oportunidade de pertencer a um grupo folclórico e aprender muito com várias pessoas e hoje encaro o trajar e o ‘ourar’ com muita admiração, mas sobretudo com muita responsabilidade”, conta.
Formada em Economia na Universidade do Porto, Ana Rita Santos começou a poupar ainda na faculdade, em 2014, para comprar o primeiro traje. Um “investimento” pessoal, ainda estudante, de cerca de mil euros. Agora, a proposta de cartaz a que deu rosto será o oficial da Romaria da Senhora d’Agonia de 2023, da autoria de Sónia Moreira e Hugo Sousa. “O traje que envergo na foto é meu. É um traje que representa a Ribeira Lima. Foi o meu primeiro investimento, estava na faculdade e fui poupando de forma a conseguir ter o meu próprio traje. Para mim era importante ter um traje que gostasse e com que me identificasse para participar na Romaria”, explicou, não escondendo a emoção com o facto do cartaz que protagoniza ter sido o escolhido. “Senti uma grande felicidade. Foi o culminar de vários fatores que me deixam muito orgulhosa. O cartaz é muito bonito, a equipa foi reconhecida pelo seu trabalho e eu vou ter a oportunidade única de viver a Romaria de uma forma ainda mais intensa. Simultaneamente senti o peso da responsabilidade de representar todos os que gostam e participam nas festas. Espero conseguir corresponder às expectativas”, declarou.
O traje, como nos desfiles em que participou nos anos anteriores, será enriquecido com o ouro da mãe e das avós, cumprindo a tradição. “É um privilégio ser o cartaz. É indescritível”, realçou, contando que a tradição e o gosto pela Romaria foi, sobretudo, alimentado pela mãe. “São os dias do ano que ela espera sempre ansiosamente. Desde pequena que estou habituada a passar os dias de festa na cidade, só vamos a casa para dormir. São dias muito cansativos, mas incrivelmente felizes”, recorda.
E por isso, o ano de 2023 será de “chieira” redobrada para Ana Rita Santos, por entre o nervosismo natural que antecede os dias da festa. “Acho que é um sentimento tão vianense e que representa tão bem o amor e orgulho que temos pela nossa Romaria. O destaque ainda não é algo que tenha pensado”, afirmou.
E por isso, o ano de 2023 será de “chieira” redobrada para Ana Rita Santos, por entre o nervosismo natural que antecede os dias da festa. “Acho que é um sentimento tão vianense e que representa tão bem o amor e orgulho que temos pela nossa Romaria. O destaque ainda não é algo que tenha pensado”, afirmou.
O cartaz oficial da Romaria de 2023, escolhido pelo júri do concurso entre mais de 130 propostas, foi idealizado durante alguns meses por Sónia Moreira, assistente de bordo de 35 anos, e Hugo Sousa, técnico de informática de 41 anos, ambos com experiência profissional em design gráfico e fotografia.
“Aproveitámos o desafio lançado para a elaboração do cartaz deste ano, onde era pedida a representação da alegria, da folia e de todos os elementos que caracterizam as nossas festas. De um lado temos a representação de alguns dos nossos momentos preferidos da Romaria: a folia, os bombos e gigantones na Praça da República”, explicou Hugo.
“Mas não queríamos que o lado da história e devoção a Nossa Senhora d’Agonia ficasse esquecido ou que fosse menos relevante, estando estas representadas no outro lado, onde surgem a igreja, a Santa, os barcos e o mar, que também está representado no cartaz como pano de fundo para a parte tipográfica, em baixo”, acrescentou.
A inspiração para o cartaz, conta ainda, começou em 2022, ano marcado pela retoma da festa na sua plenitude após os efeitos da pandemia. “Foram umas festas fantásticas, inesquecíveis, muito especiais porque já não as celebrávamos há tanto tempo. A modelo do cartaz das festas de 2022, sensibilizou todos os vianenses e nós não fomos exceção. Contactámos a Ana Rita e perguntámos se ela gostaria de participar no concurso de 2023, ela respondeu positivamente e quando chegou a altura, começamos a pensar e a trabalhar no cartaz”, recorda Hugo.