“Fitness XXI” no caminho do trabalho

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Depois de regressar dos Estados Unidos da América, Telmo Cunha resolveu investir no ramo do desporto nos concelhos de Valença e Vila Nova de Cerveira e abriu há dez anos o ginásio Fitness XXI na freguesia da Gandra e, mais recentemente, em Cornes. O empresário acredita que a localização estratégica e o atendimento são o segredo para o sucesso desta rede de ginásios, garantindo que “a saúde dos clientes é o mais importante”. 

Telmo Cunha, de 52 anos, esteve alguns anos emigrado nos Estados Unidos da América, onde foi professor de educação física e gerente de uma rede de ginásios. Em 2005 regressou a Portugal por causa da doença da mãe e foi nessa altura que abriu o seu primeiro ginásio na freguesia de Cornes, Vila Nova de Cerveira. 

“Fiz um ginásio mais pequeno, que era perto da minha casa”, contou, notando que os atletas estavam à procura desse tipo de serviços.  “Muitos atletas estavam a optar por fazer musculação para reforço muscular e estavam a fazer protocolos com este ginásio, que começou a tornar-se pequeno para tanta procura”, explicou. Nessa altura, decidiu comprar um terreno na freguesia de Gandra, em Valença, e fazer um ginásio maior, que, para além das máquinas de musculação, pudesse oferecer outros serviços, como aulas de grupo. 

Mais tarde, com a consolidação deste negócio em Gandra, decidiu investir num projecto semelhante na zona industrial de Cornes, em Vila Nova de Cerveira, apontando a localização estratégica dos dois espaços como um dos principais motivos de atracção. “Muitas vezes, se o ginásio não está a caminho de casa ou  do trabalho as pessoas não fazem um desvio de três ou quatro quilómetros para ir treinar. Muitas vezes, as pessoas procuram uma desculpa para não ir ao ginásio. Por isso, é que optei por construir perto de zonas industriais e ter horários alargados. As pessoas saem da fábrica e têm logo a hipótese de ir treinar”, considerou o empresário de 52 anos.

Para Telmo Cunha, um dos aspetos diferenciadores da rede de ginásios Fitness XXI passa pela relação que ele e os seus colaboradores têm  com os clientes.  “Temos uma relação familiar para que as pessoas não sintam que são um estranho que vem só deixar dinheiro e que gostem de estar no espaço. Nesse sentido, ajudamos a cumprir objetivos porque, se um cliente fica sozinho, tende a desistir mais facilmente do ginásio. Falamos com o cliente, fazemos uma avaliação e trabalhamos com ele em função dos seus objetivos. Por isso é que  os nossos serviços são muito abrangentes”, assegurou o gerente dos espaços, que têm serviços desde musculação, cardio-fitness a  aulas de grupo. 

Na gestão do seu negócio, Telmo Cunha acredita que a saúde dos clientes é o mais importante. “A estética é quase secundária. Se uma pessoa vier e tentar estar saudável, a estética depois vai aparecer porque o corpo vai adaptar-se aos treinos. As pessoas que vêm para cá treinar têm tensão alta ou colesterol. Nós recomendamos que as pessoas devem ir ao médico fazer exames de novo ao fim de algum tempo porque alguns têm que ajustar as doses de medicação ou mesmo deixar de tomar. Isto quer dizer que muitas doenças são originadas pelo nosso estilo de vida, como a alimentação e o sedentarismo”, garantiu Telmo Cunha, dando como exemplos a história de dois clientes do Fitness XXI. “No ginásio de Cornes tenho uma cliente com 77 anos. É empenhada e vai praticamente todos os dias. Tinha muitos problemas de mobilidade e não conseguia levantar o ombro para se pentear. Ela começou a achar que tinha potencial para mais e foi ter connosco. Ganhou mobilidade e independência e também gosta de ir jantar com os nossos colaboradores. Ela diz que lhe demos uma segunda oportunidade”, contou, destacando, também, a história de um cliente de Vila Praia de Âncora que frequenta o ginásio de Gandra e que quis mudar de vida aos 27 anos e, mais tarde, chegou a entrar em competições nacionais de culturismo. “Quando chegou tinha cerca de 120 quilos e competiu com 79 quilos. Tentei incutir-lhe muita força de vontade porque, com aquele peso, tinha muitas dificuldades. Tinha que ter muita motivação para vir até cá, treinar e mudar de regime alimentar. É difícil naquela condição física chegar onde ele chegou, mas foi comigo ao campeonato nacional de culturismo. Ficou em último, mas subiu ao palco e o objetivo dele era mesmo esse”, ressalvou Telmo Cunha, que também participou, enquanto atleta, em competições de culturismo, tendo obtido medalhas de prata e de bronze a nível nacional. 

Este desportista contou também que há pais que trazem os filhos para o ginásio. “Hoje em dia, os jovens estão muito fechados em casa, entretidos com tecnologia. Os pais estão a dar conta de que eles se isolam muito e que não têm contacto com o exterior. Por isso, passaram a fazer atividades físicas com eles para os tirar de casa”, indicou, acrescentando que esses jovens ficaram  com melhores hábitos. “Todos ganham com isso porque os pais também começaram uma atividade saudável e os filhos ganharam novos costumes. Alguns já querem fazer aulas de competição. Muitos desses adolescentes foram aconselhados pelos médicos a entrar num ginásio para crescer de forma saudável. Os pais também viram que não era vida o filho estar fechado em casa”, frisou Telmo Cunha. 

Apesar de considerar que as pessoas estão a ficar cada vez mais adeptas do exercício físico, o gerente da rede de ginásio Fitness XXI nota que muitos clientes deixam de ir aos ginásios na época do verão. “Isto acontece por causa do estilo de vida português.  Pensam que, como está tudo de férias, conseguem resolver as coisas em setembro. No fundo, procuram mil e umas desculpas para não vir ao ginásio e, muitas das vezes, lamentam-se quando regressam porque ganharam sete, oito ou nove quilos e depois querem soluções rápidas”, reiterou, garantindo que o negócio tem corrido bem ao longo dos anos. “Eu tenho objetivos maiores e estou sempre à procura de maneiras para melhorar o negócio.  A taxa de desistência é muito grande e, então, nós temos que ter algo inovador para os clientes. Esta semana comprei três máquinas e no início do mês vêm mais cinco porque é preciso renovar porque, senão, torna-se monótono”, acredita, confidenciando que quer expandir o seu negócio. 

“Quero abrir um ginásio em Monção, perto do Rio Park. Também estou a entrar em contacto com os recursos humanos das fábricas para estabelecer protocolos. Desta forma, os funcionários poderiam vir ao ginásio com custos mais acessíveis e isso também significaria um aumento da faturação mensal. Muitas das fábricas têm pessoas obesas e isso condiciona a produtividade”, afirmou Telmo Cunha.