Passageiros do Alto Minho já podem sair na paragem do hospital de S. João

0
813

A Câmara do Porto retomou a paragem de autocarros do Alto Minho junto ao hospital de São João, depois da Auto Viação do Minho ter acusado a autarquia de ter imposto o terminal da Campanhã.

Contactado pela agência Lusa, o administrador da Auto Viação do Minho, Luiz Costa, adiantou que, na terça-feira, a Câmara do Porto contactou a operadora rodoviária, a informar da reativação da paragem intermédia junto ao hospital de São João, “para resolver, de imediato, os incómodos causados aos passageiros que recebem tratamento naquela unidade hospitalar e no Instituto Português de Oncologia (IPO)”.

“Disseram-nos, para já, ‘parem onde sempre pararam para resolver o problema’ e que, em breve, iremos reunir para definir, com exatidão, a localização definitiva da paragem intermédia que até pode vir ser a mesma”, disse.

Segundo Luiz Costa, a decisão da Câmara do Porto surgiu depois da posição que assumiu após a mudança, no início do mês, do serviço dos terminais rodoviários na cidade do Porto para Campanhã, o que “levantou protestos dos passageiros provenientes do distrito de Viana do Castelo que recorrem ao hospital de S. João e, ao IPO, assim como dos estudantes universitários.

Devido à alteração das regras, os utentes que saíam do autocarro à porta do hospital tinham de se deslocar até Campanhã e aí apanhar outros transportes públicos para o S. João.

Na última reunião da Câmara de Viana do Castelo, a vereadora da CDU, Cláudia Marinho, pediu ao presidente da autarquia “para interceder junto da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho na tentativa de encontrar soluções para o problema”.

Após o alerta da vereadora, também a Direção da Organização Regional de Viana do Castelo (DORVIC) do PCP emitiu um comunicado a explicar que o fim daquela paragem obrigava os utilizadores a saírem em Campanhã, tendo que posteriormente de procurar alternativas, como o metro, arcando com mais custos, para regressarem ao hospital de São João, para receberem cuidados de saúde”, tal como “os jovens estudantes nos polos universitários”.

Em comunicado, o PCP refere: “após Intervenção do PCP, é reposta a paragem dos autocarros de Viana do Castelo no hospital São João, no Porto.”

Acrescentam que “a denúncia e a intervenção do PCP ajudou à resolução do problema e ao restabelecimento da paragem no Hospital São João desde o passado dia 20 de junho”.