Ministro da Cultura “por um galho” em Antas (Esposende)

0
859

Cinco meses depois de ter vindo conhecer o projeto de intervenção social “Por um Galho – Intervenção Social e Artística pela Natureza”, da instituição GRASSA – Grupo de Ação de Solidariedade Social de Antas, o ministro da Cultura regressou, à freguesia de Antas, no concelho de Esposende, visita que foi acompanhada pelo presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira.

Tal como havia prometido em janeiro, Pedro Adão e Silva esteve presente na inauguração das “Instalações Artísticas na Natureza”, produzidas pela comunidade sénior de Antas, no âmbito deste projeto de arte ambiental e participativa, apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação la Caixa, através da iniciativa PARTIS & Art for Changue, e que foi distinguido com o prémio internacional “Amateo Award 2022”.

Através de um percurso pedonal ao longo da margem sul do rio Neiva, com início nas Azenhas do Minante e término na Foz do Neiva, foram inauguradas as cinco instalações artísticas, com apresentação performativa, dando voz a vários participantes no projeto. Estas instalações, efémeras e biodegradáveis, foram construídas com materiais 100% naturais, em particular plantas invasoras. Na Azenha do Minante encontra-se a instalação “Sonhos tecidos”, na Carvalha “A roda”, na Ponte Sebastião pode ser apreciada a instalação “Lavar, corar e secar”, na Ponte pedonal do Rio Neiva, que integra a Ecovia do Litoral Norte, está patente a instalação “Entre margens” e na Foz do Neiva há para ver “Barcos e redes”.

O ministro da Cultura sublinhou a singularidade do projeto, que conjuga a dimensão artística com a ambiental, fomentando a inclusão, o que o torna diferenciador e “incomum”. Pedro Adão e Silva realçou a componente social da iniciativa, fomentando a partilha entre as pessoas envolvidas, trazendo à memória vivências e experiências de outrora. “O que vamos ser no futuro tem sempre inscrito a memória daquilo que fomos, o que é fundamental para o nosso futuro coletivo”, afirmou o governante, sublinhando ainda a parceria alcançada para o desenvolvimento do projeto. Concluiu, saudando todos os envolvidos no projeto e expressando a sua satisfação por ter participando nesta iniciativa, e mostrou abertura, para marcar presença em futuras iniciativas da sua tutela que venham a ser desenvolvidas no concelho.