Veteranos internacionais do hóquei “stickam” em Viana

0
891

Viana do Castelo é o palco, até ao próximo sábado, do Evricup Viana 2023 – European Veteran Rollerhockey Invitational Cup, o maior torneio internacional de masters de hóquei em patins, que conta com a participação de 28 equipas de veteranos, nas categorias de mais de 35 anos e mais de 50 anos. A prova, que se desenrola entre o Pavilhão José Natário e o Pavilhão Nicolau Veríssimo, reúne, assim, 300 atletas de Portugal, Espanha, Itália, França, Bélgica, Países Baixos, Argentina e Brasil, numa organização da Associação Juventude de Viana, que conta com o apoio do Município.

Esta edição representa o regresso da prova que não é disputada desde 2020. Esta quarta-feira, dia de arranque do torneio, as equipas foram recebidas no Salão Nobre da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

O vereador do Desporto, Ricardo Rego, considerou ser uma “grande honra” receber estas equipas para este “grande torneio” que representa um dos principais eventos da programação de Viana do Castelo – Cidade Europeia do Desporto 2023.

“O desporto é fundamental em qualquer idade e este EvriCup demonstra que os estilos de vida saudáveis podem e devem ser prolongados ao longo da vida. Tenho a certeza de que vocês, atletas veteranos, são uma referência para os jovens hoquistas”, referiu.

O responsável deixou ainda o desafio às três centenas de atletas para que explorem a cidade e o concelho por estes dias. “Somos uma cidade pequena, mas que está no centro do mundo devido às acessibilidades e que tem o privilégio de conjugar mar, rio e montanha”, frisou, convidando as equipas a explorarem o património, a arquitetura, a gastronomia e os vinhos da região.

“É um orgulho poder receber estes atletas na nossa cidade e no nosso pavilhão”, concordou o presidente da Associação Juventude de Viana, Jorge Longarito