Secretário de Estado do Mar destaca importância da transição energética no encontro da Guarda Costeira europeia

0
531

O secretário de Estado do Mar elogiou o papel que a Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA) tem desempenhado na transição energética do sector da navegação. “A EMSA tem estado activamente envolvida ao lado da Comissão Europeia e dos estados-membros europeus nos desafios atuais no sector da navegação, especialmente na transição sustentável para combustíveis menos poluentes”, reconheceu José Maria Costa, durante a sessão de abertura do evento anual da Guarda Costeira europeia. Organizado pela EMSA, o encontro reune em Lisboa representantes das autoridades que exercem funções de guarda costeira na UE. 

O governante reforçou a mensagem focada no desenvolvimento de uma economia azul sustentável, aproveitando os mecanismos de financiamento disponíveis. Nessa medida, lembrou o desenvolvimento de uma rede tecnológica para o mar com financiamento de 87 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência, que envolve a ciência, a tecnologia, a inovação e a transferência de conhecimento para as empresas, designado de Hub Azul, o investimento de 50 milhões de euros para apoiar projetos de transporte marítimo verde e o reforço de 50 milhões de euros ao abrigo do programa REPowerEU para a elaboração de estudos geotécnicos e geofísicos e do recurso eólico, fundamentais para suportar os leilões para o eólico offshore.

“Portugal está a fomentar uma nova relação entre a sociedade e o oceano, construindo uma economia azul sustentável, mais enraizada no conhecimento e numa estratégia de desenvolvimento sustentável”, assegurou.