“Vianenses aplaudiram as marchas do princípio ao fim”
A coroação de S. Pedro e S. Paulo e a actuação das marchas populares foram os pontos altos das XXX Jornadas de Arte Popular dinamizadas pela União de Freguesias de Viana do castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela que proporcionaram um “mês intenso” de actividades na cidade.
António Basto, secretário da União de Freguesias de Viana do castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela e responsável pela programação desta actividade, traçou um balanço “muito positivo” das Jornadas de Arte Popular, vincando que a adesão foi notória desde o início na Feirinhas das Tasquinhas, onde foram privilegiados os paladares do mar, com a confecção de pratos tradicionais. “participaram algumas organizações que, por norma, já nos pedem para colaborar porque é uma forma de angariarem algum dinheiro”, salientou.
Também no Dia 1 de Julho o Largo Maestro Zé Pedro acolheu a noite das marchas com a participação da Marcha Popular da Ribeira, mas também da marcha de Cardielos e da Zé Pedro Associação Musical, que organizou esta noite de arraial. “Foi um mês com actividades muito engraçadas e sentimos que a população de Viana gosta. Apesar das noites terem estado frescas, sentimos que a população saiu à rua e aplaudiu do princípio ao fim, o que deu um gosto especial aos que participaram na marcha”, frisou, garantindo que a dinamização destas jornadas populares será para continuar. “A população da ribeira de Viana não vai deixar acabar, que mais não seja a coroação de S. Pedro e a sua festa com os pescadores”, vincou.
As Jornadas de Arte Popular terminam no próximo dia 29 de Julho com um arraial no Bairro Jardim.
Leia a reportagem completa na edição desta semana do “AltovMinho”