Futuros “doutores” europeus aprendem e ensinam sustentabilidade dos oceanos na costa portuguesa

0
521

O secretário de Estado do Mar encerrou a escola de verão dedicada à literacia dos oceanos, que decorreu, durante cinco dias, em Matozinhos, e juntou 25 estudantes europeus de mestrado e doutoramento.

A EU4Ocean Summer School on Ocean Literacy & Collaboration teve como objectivo promover a colaboração em projetos relacionados com o oceano e aplicar esse conhecimento para promover uma economia azul sustentável numa cidade costeira. Ao longo dos cinco dias, os alunos nacionais e internacionais de doutoramento e de mestrado receberam formação de peritos nacionais e internacionais sobre a importância da sustentabilidade dos oceanos. Durante este período os participantes vão ter aulas, mas também vão ter visitas de casos de estudo como é o caso da Doca Pesca de Matosinhos, a APDL, O CIIMAR, entre outros. No final do evento, os participantes apresentaram ideias para resolver algumas das questões relacionadas com o sector pesqueiro e a sustentabilidade dos oceanos, e como as cidades costeiras podem contribuir.

Este evento resultou do desafio lançado pelo CEiiA e o CoLAB + Atlantic à UNESCO e União Europeia através da iniciativa EU4Ocean, para organizar conjuntamente uma “SUMMER SCHOOL” focada na importância do sector pesqueiro para a sustentabilidade dos oceanos.