Hospital da Luz da Póvoa de Varzim oferece desfibrilhador a nadadores-salvadores
O Hospital da Luz Póvoa de Varzim (HLPOV) ofereceu um desfibrilhador e material hospitalar à Associação de Nadadores-Salvadores da Póvoa de Varzim-Vila do Conde, cuja entrega será oficializada numa cerimónia a realizar na próxima sexta-feira, dia 21, pelas 11h, na Praia do Turismo Norte (Vila do Conde).
O desfibrilhador (DAE) e os consumíveis hospitalares destinam-se a apetrechar as viaturas que prestam socorros nas praias, piscinas e praias fluviais da região e que são essenciais no trabalho dos nadadores-salvadores de apoio e assistência aos banhistas.
Estes carros, de cuja equipa também fazem parte enfermeiros diferenciados, estão certificados pelas autoridades competentes para a prestação dos primeiros cuidados em situações de emergência e de risco para a saúde dos banhistas, passando a estar equipados (desde 2022) com material – pomadas, soros, sprays anestésicos e desinfetantes, compressas, gases, adesivos, luvas, ligaduras, máscaras, máquinas de glicemia, termómetros, etc. – oferecido pelo Hospital da Luz Póvoa de Varzim.
Na época balnear, a Associação de Nadadores-Salvadores da Póvoa de Varzim-Vila do Conde é responsável por garantir a vigilância das praias dos concelhos de Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Leça da Palmeira, Matosinhos e Porto. Durante todo o ano, estes nadadores-salvadores fazem ainda a vigilância das piscinas do norte, interior e centro do país.
A relação do HLPOV a esta Associação começou no ano passado, com a assinatura de um protocolo que prevê condições especiais para os associados nos serviços prestados pelo Hospital. Como noutros casos, o objetivo do Hospital da Luz com esta parceria é estar próximo e servir a comunidade onde está inserido, promovendo a saúde e o bem-estar das suas populações.
Os sócios da Associação devem informar-se das condições do protocolo junto dos respetivos serviços administrativos.