Vila Verde vai começar “emocionante viagem à descoberta da genuína tradição minhota”
Mais de 50 iniciativas ligadas à atividade agrícola e ao mundo rural vão acontecer, durante quatro meses, em 27 freguesias do concelho de Vila Verde. Este ano, a União das Freguesias da Ribeira do Neiva participa, pela primeira vez, neste ciclo de eventos, que é considerado “um hino ao mundo rural”.
“Trata-se de um programa intenso, diversificado e extremamente rico. É um desafio para uma emocionante viagem à descoberta da genuína tradição minhota”, apontou a presidente da Câmara Municipal, Júlia Rodrigues Fernandes.
A autarca salientou o extenso cardápio de “eventos icónicos e sempre muito procurados e apreciados, atraindo cada vez mais visitantes”. Não escondeu ainda a satisfação por, em cada ano, surgirem mais parceiros e novos eventos a reforçar a Rota, como a malhada de tremoços e o fabrico de aguardente em alambique.
A malhada de feijão, a espadelada de linho, a desfolhada de milho, a vindima e pisada de uvas, a festa do Cogumelo e da Castanha são alguns exemplos de iniciativas que decorrem em ambientes marcados por trajes da época, alfaias agrícolas, merendas fartas e a alegria da música popular.
A gastronomia e os arraiais à moda do Minho, incluindo magustos à moda antiga e os caldos feitos em potes de ferro sobre fogueiras ao ar livre, a sardinhada com broa de milho são algumas das propostas do programa, que arranca já no primeiro fim-de-semana de agosto, com animação gastronómica em Freiriz e malhada de centeio em Aboim da Nóbrega.
A Rota das Colheitas é já um evento internacionalizado: a Festa do Caldo do Pote – que ocorre a 16 de setembro em Sabariz – vai ser replicada em Dusseldorf, na Alemanha, a 19 de novembro pelo grupo do Restaurante Frango Português e Clube Português.
Até ao final de novembro, todos os fins-de-semana estão repletos de eventos ligados às tradições do mundo rural. A “Festa das Colheitas – XXXI Feira Mostra de Produtos Regionais”, que decorrerá de 4 a 8 de outubro, é o ponto alto deste roteiro turístico-cultural, organizada pelo Município de Vila Verde em colaboração com um vasto leque de atores regionais: Juntas e Uniões de Freguesias, associações culturais, agentes turísticos, comércio local e diversas instituições.