Velejador vianense no top europeu

0
886
Francisco Fonseca, do Clube de Vela de Viana do Castelo, classificou-se em 10º lugar no Campeonato Europeu ILCA (classe de vela olímpica) sub-21 & Trofeu Europeu Open, que se realizou na Noruega. Na geral / sub21, o velejador foi 48º europeu e 53º open. Também do Clube de Vela de Viana, Luísa Peres foi 37ª europeu e 39ª open e o José Saraiva Mendes foi 29º europeu e 32º open, ambos no escalão sub-21.
“Esta foi mais uma experiência fantástica para o Francisco e a Luísa se prepararem para o Campeonato do Mundo que se irá realizar em Marrocos (Tânger) no próximo mês de outubro”, realçou o clube.
A prova decorreu na Noruega (Stavanger) de 06 a 13 de agosto e contou com a a inscrição de 230 velejadores, sendo 155 masculinos (ILCA7) e 75 femininos (ILCA6) em representação de 36 países.
Em sub-19, participaram 52 atletas europeus e 6 de outros continentes, num total de 58 velejadores open neste escalão, sendo o Francisco Fonseca o representante mais jovem da comitiva lusa e um dos 3 portugueses (2 masculinos e 1 feminina) em prova.
O nº previsto de regatas para 6 dias de prova – 3 dias para as eliminatórias e 3 para as finais – era de 12 mas o excesso de vento que se fez sentir no 1º dia não permitiu a realização de qualquer regata e condicionou o programa inicial pois houve necessidade de realizar as 6 regatas das eliminatórias em apenas 2 dias. A falta de vento que se registou no 4º dia / 1º das finais e o pouco que se fez sentir nos 2 dias seguintes levou a que apenas fosse possível realizar um total de 10 regatas, 6 na fase de qualificação e 4 nas finais.
Da participação do Francisco Fonseca destaca-se, acima de tudo, o ter conseguido alcançar os objetivos que definiu para este Campeonato: ser Top10 europeu sub19 e obter uma classificação geral que lhe permitisse renovar o estatuto de atleta de alto rendimento.
Em termos de resultados, salienta-se o 8º lugar na 1ª regata das finais que disputou na frota de ouro e onde estavam integrados os 75 primeiros velejadores das eliminatórias.