“Polémica à pressão não tira gás às Feiras Novas”

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O presidente da Associação Concelhia das Feiras Novas considera que a polémica da decoração dos arcos festivos das Feiras Novas na ponte medieval, com imagens da marca cervejeira que patrocina a festa, é “um não assunto” e garantiu que a associação “tem tomado todas as decisões de forma ponderada e consciente, sempre no maior respeito pelo bom nome e pela grandiosidade das Feiras Novas”. Gonçalo Rodrigues disse que a colocação da imagem da carica da marca de cerveja nos arcos foi feita para cumprir o que está estabelecido no contrato do patrocinador e que tal “não é motivador de qualquer agressão física ou atentando contra a dignidade do monumento nacional”.

Num extenso comunicado, intitulado “Associação Concelhia das Feiras Novas desrespeita monumento nacional ou será que não?”, Gonçalo Rodrigues explicou que a base da decisão foi a renegociação do contrato de patrocínio da marca de cerveja. O dirigente, que também é vereador na Câmara de Ponte de Lima, lembrou que o contrato vigorou até às Feiras Novas de 2022 e foi renegociado pela Associação Concelhia das Feiras Novas, “após a demonstração de interesse por parte da Super Bock, Bebidas S.A, em manter a sua posição de Patrocinador Oficial das Feiras Novas”. Gonçalo Rodrigues salientou que esta “foi a única manifestação efetiva de interesse com a qual a Direção da Associação Concelhia foi confrontada em matéria de patrocinador oficial das Feiras Novas”. “A Super Bock, Bebidas S.A, finalizado o processo negocial, apresentou uma proposta de contrato de patrocínio, aprovada pela Direção da Associação Concelhia, que dando resposta às exigências impostas, resultou numa redução do valor do patrocínio de 140.000,00€/ano+lVA, praticado em anos anteriores, para 90.000,00€+lVA, para 2023, ou seja, menos 50.000,00€+lVA. O contrato de patrocínio, após acordo entre as partes, dada a alteração substancial promovida, tem como validade as Feiras Novas de 2023, estando prevista, no final das festas, a realização de uma reunião de avaliação sobre os termos do mesmo”, explicitou, dando nota que, apesar dessa redução, “o valor do patrocínio obtido é ainda assim a terceira maior receita da Associação Concelhia, representando mais de 1/5 do valor total da receita prevista, assim como do valor total das despesas efectivas” e “por mero acaso, este valor coincide com o montante da despesa que já foi liquidada até à presente data no âmbito das Feiras Novas 2023”. O presidente da Associação Concelhia das Feiras Novas informou que “a proposta do contrato apresentada pela Super Bock, Bebidas S.A. tinha como condição a colocação de estruturas de visibilidade da marca, a expensas do proponente, entre elas os elementos inseridos na iluminação decorativa da ponte”.

Gonçalo Rodrigues acrescentou que a redução do valor do patrocínio “implicou, desde logo, a tomada de decisão de aumentar ao valor do aluguer do terrado, para a totalidade dos ocupantes”, antecipando que “o valor arrecadado com o terrado, incluindo o valor que se prevê obter com a cobrança associada aos parques de estacionamento deverá, para a edição de 2023, atingir e até superar o valor do subsídio atribuído pelo Município de Ponte de Lima, 180.000,00€, com a diferença do acréscimo do lVA”. “Partindo destes valores, convém fazer referência a que os estabelecimentos de restauração e bebidas existentes na zona alvo de cobrança de terrado, mais uma vez tendo em consideração as estimativas realizadas, serão responsáveis por cerca de 16% da receita total do terrado. Por conseguinte, os restantes 84% resultarão da cobrança do terrado a todos aqueles que se instalam no mesmo, especificamente no período das Feiras Novas”, especificou, sublinhando “o carácter determinante do patrocínio da Super Bock, Bebidas S.A., seja na viabilização do programa eclético das Feiras Novas, sem exclusão das atividades habituais, seja, como foi justificado, na potencial necessidade de aumentar, em maior ou menor ordem de grandeza, o valor a cobrar pela ocupação do terrado na inexistência de outros patrocinadores de peso”.
Nessa medida, “a Direção da Associação Concelhia, decidiu aceitar, após a devida ponderação, as condições impostas de modo a assegurar a contrapartida financeira proposta pela Super Bock, Bebidas S.A., com a plena convicção, em matéria de visibilidade da marca, sobretudo nos elementos que foram introduzidos na iluminação decorativa da Ponte, de que nada do proposto é descabido para dar a justa visibilidade ao patrocinador principal das Feiras Novas e, muito menos, motivador de qualquer agressão física ou atentando contra a dignidade do Monumento Nacional e maior referência patrimonial da vila mais antiga de Portugal”.
“Evidenciadas e justificadas, pelo menos assim creio, as razões pelas quais surgem os elementos de visibilidade ao patrocinador principal das Feiras Novas, pretendo ainda referir que felizmente o desvio momentâneo da atenção, provocado por este episódio, não impacta no que é realmente determinante para o sucesso das Feiras Novas 2023, designadamente no que respeita à qualidade do programa, à segurança, à prestação de socorro e à imagem das festas e do território”, frisou, ainda.