Todo o KAAMinho vai dar a Caminha
Caminha é o ponto de partida para a Companhia de Teatro Krisálida, na rentrée da nova temporada teatral. Assim, com o KAAMinho – Krisálida Acolhe no Alto Minho, ao longo dos próximos dois meses, serão acolhidas diversas companhias de teatro nacionais que, no seu conjunto, apresentarão uma programação variada, destinada a todos os públicos.
Segundo a diretora artística da Krisálida, Carla Magalhães, trata-se de uma “mostra de teatro para todos, cuja programação alberga espetáculos para a infância e para adultos e prolonga-se até outubro.”. No final de cada espetáculo, é, ainda, proposta uma conversa informal, à qual o público é convidado a juntar-se, com a equipa artística da companhia acolhida, com o intuito de alargar conhecimentos sobre o percurso das estruturas, as suas linhas de trabalho, os desafios que enfrentam, as suas aspirações e o retorno que têm, numa partilha transversal.
O principal objetivo da companhia profissional de teatro Krisálida é, segundo a sua diretora artística, “promover uma ampla partilha cultural, questionando formas de ver, pensar e fazer teatro”.
O KAAMinho terá início já no próximo dia 9 de setembro, com a Companhia de Teatro ASTA – Teatro e Outras Artes (Covilhã) a apresentar o espetáculo “O Portão”, às 21:30, no Teatro Municipal de Caminha. Já no fim de semana seguinte, mais concretamente no dia 16 de setembro, pelas 18:00, a Companhia de Teatro, O Teatrão (Coimbra) levará a palco o espetáculo “Ilse, a Menina Andarilha”, espetáculo para maiores de seis anos, a partir da vida e obra de Ilse Losa, também no Valadares, Teatro Municipal de Caminha. O Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora é o espaço escolhido para a apresentação do espetáculo “A Carne dos Rabos Tristes”, pela Companhia de Teatro A Bruxa (Évora), no dia 30 de setembro, às 21:30. Um music-hall cheio de humor numa metáfora sobre a dádiva incondicional, o amor e a esperança na raça humana.
O mês de outubro traz consigo, o espetáculo “Noites Brancas”, a cargo da Companhia de Teatro Art’Imagem (Porto), que sobe ao palco do Valadares, Teatro Municipal de Caminha, no dia 21, pelas 21:30, numa adaptação dramatúrgica do romance homónimo do escritor russo Fiódor Dostoievski.
A última apresentação do KAAMinho 2023, acontece no dia seguinte, a 22 de outubro, pelas 18H, com o espetáculo “Corpo Pequenino, Olhos de Gigante”, espetáculo para a infância e juventude sobre a obra pictórica e literária de José de Almada Negreiros, que nos chega pelas mãos do Teatro Estúdio Fontenova (Setúbal) e será apresentado no Teatro Municipal de Caminha.
O programa de acolhimento artístico KAAMinho vem, por outro lado, “abrir caminho” para uma outra atividade de programação desta companhia teatral: a MALUGA – Festa da Marioneta Luso Galaica, que em 2023 realiza a sua IX edição. Este evento, que acontece anualmente em dezembro, prevê o acolhimento de um conjunto de companhias, nacionais e internacionais, porém cujas linguagens artísticas se encontram ligadas às marionetas e formas animadas, cujo programa será divulgado até final deste mês de setembro.
“É da vontade da Krisálida que o percurso de todos os envolvidos – público e artistas – conflua num lugar comum: o teatro. E que todos os caminhos desaguem em Caminha!”, conclui Carla Magalhães.
Os bilhetes já se encontram à venda nos Postos de Turismo de Caminha e Vila Praia de Âncora e têm um custo de 5€, existindo um desconto de 20% para a aquisição de 4 ou mais bilhetes, ficando, assim, cada bilhete a 4€.