Fórum Sanitop celebra “30 anos, juntos, por um futuro melhor”
Pensar o futuro e a sustentabilidade e fortalecer as relações de parceria são os três pilares da próxima edição do Fórum Sanitop, que vai reunir 70 expositores, nacionais e estrangeiros, na Exposalão, Batalha, no próximo dia 29 de setembro. No ano em comemora 30 anos, a empresa vianense, líder de mercado no setor da distribuição de sistemas sanitários e de climatização, elegeu como grande tema “30 anos, juntos, por um futuro melhor”. “A comemoração dos 30 anos de atividade é também um bom momento de reflexão. Uma boa altura para olharmos para a nossa história, para quem nos tem acompanhado, para aquilo que nos define, enquanto empresa e enquanto equipa”, justifica Johan Stevens, diretor geral da Sanitop, reconhecendo a importância das parcerias, que a empresa vianense tem estabelecido ao longo da sua história. “Estamos certos de que o nosso crescimento tem sido baseado nas parcerias. Nas parcerias com os profissionais, entre eles clientes, fornecedores e outros parceiros, que fazem parte do ‘segredo’ do nosso sucesso. Antecipar tendências e acompanhar o avanço tecnológico tem feito também parte do nosso ADN e, tal como no passado, queremos sempre pensar o futuro com ambição. Sabemos que o futuro tem obrigatoriamente de ter presente a sustentabilidade. Não só nas soluções que disponibilizámos aos profissionais, como também para o nosso negócio, na sociedade e no meio envolvente”, defendeu o empresário.
O Fórum Sanitop realiza-se desde 2006 e, ao longo dos anos, tem sido uma oportunidade para partilhar ideias inovadoras, junto também dos profissionais de instalação e de projeto. Os expositores apresentam as mais recentes soluções e novidades de um sector em que, cada vez mais, é determinante a preocupação com o meio ambiente. Um dos pontos altos do evento será a intervenção de Miguel Muñoz, professor de empreendedorismo, muito experiente também na área de inovação, que irá falar sobre Inteligência Artificial.
O evento Fórum Sanitop realiza-se num momento em que o país se debate com um nível de inflação elevado, que constitui um dos grandes desafios para as empresas, refletindo-se em aumentos significativos de preços e em outras condicionantes, tais como os problemas de abastecimentos, o aumento das taxas de juro e a falta de mão de obra especializada. “Contudo, estamos seguros de que o caminho passa pela transição energética que, além de uma necessidade, está a ser uma preocupação genérica. Os incentivos do Estado – através do PRR, do Fundo Ambiental, etc. – são uma ajuda para acelerar este processo, mas acreditamos que a perspetiva dos consumidores também está a mudar e a impulsionar a procura por soluções de conforto mais eficientes”, frisa Johan Stevens.
Para além do espaço expositivo, o programa do evento inclui a realização de um conjunto de palestras e de vários momentos de convívio e animação. Do programa também fazem parte as palestras encabeçadas pelos parceiros fornecedores da Sanitop, com apresentações focadas nos produtos que cada uma das empresas comercializa, apresentando novas soluções e com uma forte aposta na sustentabilidade nas diferentes áreas de produto, desde os sanitários, aos sistemas de instalação e à climatização e renováveis.