Braga vai homenagear Martinho de Dume, o bispo que deu nome aos dias da semana em português
A Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho, o Laboratório de Paisagens, Património e Território e o Conselho de Cultura Galega vão homenagear, esta sexta-feira, dia 13, Martinho de Dume, autor do principal manual para príncipes europeus da Idade Média, do nome dos dias da semana em português e bispo da capital do reino suevo, com uma uma visita guiada ao Núcleo Museológico de S. Martinho de Dume e a apresentação do livro “Como levar unha vida honesta, o manual para príncipes de Martiño de Dumio”.
O núcleo museológico de S. Martinho de Dume, que terá uma visita comentada, é Monumento Nacional desde 1993 e inclui o sarcófago pré-românico daquela personalidade e as ruínas do antigo mosteiro que fundou, entre outros vestígios.
Às 18h30, na Casa do Conhecimento da Universidade do Minho, no Largo do Paço, vai ser apresentado o livro “Como levar unha vida honesta, o manual para príncipes de Martiño de Dumio”, que traduz a sua obra original do século VI. A sessão conta com a presidente do Conselho de Cultura Galega (CCG), Rosario Álvarez Blanco, o coordenador e o tradutor da publicação, respetivamente Manuel Gago e Xosé López Silva, e da parte da UMinho com a vice-reitora para a Cultura e Território, Joana Aguiar e Silva e o diretor do doutoramento em História, Arnaldo Melo.
As iniciativas em Braga pretendem também mostrar ao público as facetas intelectuais de Martinho de Dume (520-579), que foi ainda escritor e tradutor, bem como os seus cenários biográficos, históricos e culturais, com base na investigação produzida sobre os monumentos e o contexto da Braga tardo-antiga.