Combate à pinheirinha-da-água e à mimosa e horta biológica premeiam escolas de Vila Verde 

0
443

O Colégio Dom João de Aboim, a Escola Básica de Moure e Ribeira do Neiva, a Escola Básica da Ribeira do Neiva, a Escola Básica de Vila Verde e a EB1/JI Sobral – Cervães, juntamente com a Escola Secundária de Vila Verde e a Escola Profissional Amar Terra Verde, foram os sete estabelecimentos escolares de diferentes níveis de ensino do concelho de Vila Verde que foram distinguidos no âmbito do programa Eco-Escolas, organizado pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE). 

Foi ainda distinguida a Escola Básica de Vila Verde, dos 2º e 3º ciclos, que obteve o terceiro lugar na classificação nacional do projeto “Biodiversidade: Preservar e Regenerar”, com um plano de “sensibilização para o controlo de plantas invasoras”. O trabalho permitiu identificar e caracterizar plantas invasoras, assim como formas de combate e eliminação. Foram identificadas no terreno duas espécies de plantas invasoras a combater: Pinheirinha-da-água e Mimosa. A Escola Básica de Moure e Ribeira do Neiva conquistou o primeiro lugar – em ex-aequo com estabelecimentos de Fátima e Alcains – na avaliação nacional dos trabalhos desenvolvidos ao nível da implementação de “Hortas Bio” de pequena dimensão (50 m2) nas escolas.

Em reconhecimento dos projetos desenvolvidos ao longo do ano letivo nas comunidades escolares para a defesa e promoção do ambiente, as cinco escolas do ensino básico e duas do secundário e profissional receberam o galardão “Bandeira Verde”.  Manuel Lopes, vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Verde e vereador responsável pelo da educação, enalteceu “o trabalho e o contributo das escolas do concelho na educação e sensibilização ambiental das novas gerações”, considerando o “impacto determinante para uma sociedade com hábitos de vida cada vez mais saudáveis e sustentáveis”. Na cerimónia de entrega dos galardões, o autarca recebeu o diploma de Município parceiro do programa Eco-esolas, que distingue os projetos desenvolvidos ao longo do ano letivo nas comunidades escolares para a defesa e promoção do ambiente.