“Valença reforça ambição da transformação económica e social com o maior orçamento de sempre”

0
619

A Câmara de Valença (PS) aprovou, com a abstenção dos quatro vereadores da oposição, “o maior orçamento de sempre”, de 28 milhões de euros, um “aumento de aproximadamente 30%” face a 2023. “O município terá em 2024 o maior orçamento de sempre da sua história democrática, com 28 milhões de euros. Este orçamento significa um reforço da ambição e das aspirações para prosseguir o processo de transformação económica, cultural e social iniciado em 2022, sem descurar o rigor e equilíbrio nas contas”, observa a autarquia do distrito de Viana do Castelo.

Nas Grandes Opções do Plano, o “foco central” para 2024 é “num programa estratégico que visa promover a competitividade económica, a coesão social e o crescimento sustentável, através do reforço do investimento”, acrescenta.

O Orçamento da Câmara de Valença contou com os votos favoráveis dos três eleitos do PS e quatro abstenções, duas do PSD e duas do Movimento Independente Fortalecer Valença.

O social-democrata Manuel Lopes, ex-presidente da Câmara de Valença, explicou a abstenção com o facto de o orçamento ser apresentado “como o maior orçamento de sempre”, mas “a autarquia não se coibiu de retirar 2% do IRS aos valencianos”.

“Quando estávamos na câmara, devolvíamos tudo [5%] aos valencianos”, frisou.

José Monte, do movimento independente, lamentou que o orçamento seja “mais do mesmo”. “Andamos há dois anos com promessas”, afirmou.

Para a maioria socialista, a autarquia de Valença vai manter, em 2024, “uma política de impostos baixos e de atratividade fiscal para as famílias e as empresas”.

A Câmara aponta ainda como prioridades para 2024 “a Habitação e Ação Social, a Educação, a Saúde, o Desenvolvimento Económico e a Cultura, áreas que serão alvo da maior fatia de investimentos”.

As funções sociais “atingem valores próximos dos 13,3 milhões de euros, 70% do investimento total, representando um reforço de 4,7 milhões de euros, face a 2023”.

Na habitação social, a autarquia prevê investir 3,8 milhões de euros, enquanto na Educação estima um investimento de 3,3 milhões de euros.

“A construção da Residência Académica de Valença será a principal obra do próximo ano, com um investimento de 2,2 milhões de euros”, observa o município.

Na área da Saúde, está previsto que avance a requalificação e ampliação das instalações do Centro de Saúde de Valença, com um investimento de cerca de 320 mil euros, de um total de 1,7 milhões de euros até 2025.

A Câmara vai também “reforçar o investimento nas freguesias através das transferências diretas para as Juntas de Freguesia, que superarão um milhão de euros”.

“Os apoios aos movimentos associativos do concelho também serão reforçados com uma verba de cerca de 700 mil euros, para infraestruturas e atividades”, acrescenta a autarquia.