Serviços de Acompanhamento Social de Barcelos atenderam mais de três mil pessoas

0
341

Os Serviços de Atendimento e Acompanhamento Social do concelho de Barcelos foram financiados em 255 mil euros pela Câmara Municipal e atenderam cerca de 3.300 pessoas. Os dados foram revelados na cerimónia da assinatura dos protocolos de cooperação entre o Município e o Grupo de Ação Social Cristã, a Associação de Pais e Amigos de Crianças, o Centro Social da Paróquia de Arcozelo e o Centro Comunitário Moinhos de Vento.

Estes protocolos visam assegurar a coordenação do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão, incluindo os beneficiários do Rendimento Social de Inserção, isto após a transferência de competências nesta área para o Município, e que até agora eram asseguradas pela Segurança Social.

O presidente da Câmara, Mário Constantino Lopes explicou que “não fazia sentido internalizar este serviço, quando já existiam instituições a fazer, e bem, este trabalho, pelo que o trabalho da autarquia foi dar mais ferramentas e mais apoio para que esses serviços públicos fossem ainda mais bem executados”.

Na sua intervenção, o autarca manifestou a sua “preocupação” por haver “um grande número de atendimentos e de casos”, pelo que “todos os apoios possíveis são importantes para ajudar a capacitar as pessoas e dar-lhes as condições de dignidade a que têm direito”.

Os serviços de atendimento e acompanhamento surgem como uma nova lógica de intervenção interativa e pluridisciplinar, que implica a mobilização dos recursos do território, a capacidade para construir percursos de vida para a autonomia e com vista à inserção social, baseando-se numa relação entre os serviços e os cidadãos de maior proximidade.

No domínio da Ação Social, é um fator decisivo de intervenção, conjugando uma resposta de proximidade e mais célere, permitindo criar sinergias entre recursos e as competências existentes na comunidade.

Desde abril de 2023 até ao final do ano, foram acompanhados 1444 processos, feitas 2782 diligências e articulações, e realizados 3285 atendimentos e 799 visitas domiciliárias.