“Olhando para esta mesa, está aqui o sucesso da gastronomia de Barcelos”
Barcelos volta a render-se aos “7 Prazeres da Gastronomia”, um evento anual que dá a conhecer os pratos mais aclamados do concelho. Ao longo de sete fins de semana, e pelas mesas de setenta restaurantes, a génese e a tradição do município podem ser apreciadas em iguarias desde a lampreia até ao galo assado. Numa verdadeira viagem pelos sabores da terra, a notoriedade do evento traduz, de acordo com a vereadora Elisa Braga, “o sucesso que tem vindo a ser o turismo em Barcelos”.
O programa anual “7 Prazeres da Gastronomia” foi apresentado no Hotel Restaurante Bagoeira, o mais antigo da região Norte, com 400 anos de história. “Olhando para esta mesa, está aqui a justificação e o sucesso todo que a gastronomia em Barcelos contém”, afirmou Elisa Braga, vereadora do Turismo de Barcelos na apresentação do programa gastronómico, promovido pelo Município de Barcelos e em parceria com os setores da restauração, hotelaria e vinícola. Os pratos que recheavam a mesa eram apenas uma amostra daquilo que o público pode encontrar nos restaurantes aderentes aos “7 Prazeres da Gastronomia”. Desde petiscos como bolinhos de bacalhau e pataniscas, passando pelo peixe com a lampreia e o bacalhau, até à carne com o icónico galo de Barcelos e os rojões, sem nunca esquecer os doces, onde que Barcelos também quer apostar.
Elisa Braga sublinhou que a edição de 2023 “quebrou recordes de adesão”, com 70 restaurantes a juntarem-se ao projeto, que foi “um número extremamente significativo”. Como mote de apresentação e divulgação da edição de 2024, o evento esteve presente na FITUR, a Feira Internacional de Turismo realizada em Madrid. A vereadora salientou ainda a notoriedade que a cidade de Barcelos já granjeia, nacional e internacionalmente. “As pessoas identificam Barcelos com a gastronomia, com o património, com o figurado e identificam especialmente e também com o Caminho Português de Santiago”, lembrou, vaticinando: “Barcelos é figurado, Barcelos é gastronomia.”
Salientando o sucesso das edições anteriores, Filipe Sousa, o diretor geral da Bagoeira, falou sobre a mesa do seu restaurante e da importância dos vinhos neste evento. “Os vinhos em Barcelos estão muito bem representados e a Bagoeira faz muito esforço por isso, mantendo todos os produtores de vinho verde”, disse A apresentação dos “7 Prazeres da Gastronomia” não terminou sem uma palavra do chef do Hotel Restaurante Bagoeira, Pedro Silva. O chef explicou o empratamento original do emblemático galo assado, ideia do pai de Filipe Sousa. O galo é apresentado numa espécie de forca, numa alusão ao peregrino a ser enforcado na lenda do Galo de Barcelos. O chef revelou, ainda, alguns dos segredos do prato. O recheio da Bagoeira é composto por vitela, enchidos, pinhões e azeitonas. O galo fica a marinar durante 24 horas e assa lentamente durante três horas e meia. O galo que o restaurante utiliza vem da Confraria do Galo, que tem vindo a desenvolver uma raça específica para assar.
Os “7 Prazeres da Gastronomia” estão disponíveis ao longo de todo o ano, iniciando-se já no fim de semana de 16 a 18 de fevereiro com a lampreia do rio Cávado. Antes da Páscoa, o destaque vai para o galo, os rojões e as papas de sarrabulho à moda de Barcelos durante uma semana inteira, de 8 a 17 de março. Segue-se o fim de semana do bacalhau, 18 a 20 de maio, e o fim de semana dos petiscos, de 19 a 21 de julho. Já no outono, o concurso do galo assado pretende ser uma das maiores atrações deste evento, a realizar-se de 11 a 13 de outubro. O fim de semana do arroz pica no chão acontece de 15 a 17 de novembro e o evento termina numa nota mais adocicada, com o concurso “Barcelos Doce”, mesmo antes do natal, a 7 de dezembro.