Mazarefes criou “algo verdadeiramente único e memorável” para promover as Boas Novas

0
1242

A promoção da Festa de Nossa Senhora das Boas Novas e S. José, de Mazarefes, em Viana do Castelo, começou com a divulgação de um vídeo que mistura tradição e contemporaneidade. Intitulado “O dia da procissão”, o filme promocional, da autoria de Osvaldo Liquito Mesquita, conta com a banda sonora interpretada por Miguel Araújo e Rogério Charraz. O filme da festa tem recebido vários elogios nas redes sociais e já foi partilhado centenas de vezes. 

A história começa com um convite dirigido a seis das senhoras mais respeitadas de Mazarefes. Estas figuras emblemáticas da aldeia são o fio condutor de uma narrativa que atravessa gerações, transmitindo a devoção e a fé que acompanham a romaria ao longo dos anos.

Ao longo do percurso até à casa da Festa, as protagonistas cruzam-se com diversos quadros da romaria, cada um carregado de simbolismo e significado. Um dos momentos marcantes do filme é a integração de elementos contemporâneos, como a transmissão de notícias atuais, como a guerra na Ucrânia, através de uma televisão antiga.

O filme inclui também cenas de flashback ao passado, quando as senhoras, na plenitude da sua juventude, brindam à vida e celebram a sua amizade e união. Para dar vida a estas memórias tocantes, o filme conta com a participação das netas e familiares das protagonistas, que personificam as velhotas quando eram mais novas.

“O nosso objetivo ao criar este filme foi capturar a essência da romaria, honrando a tradição e a história que a rodeiam, enquanto exploramos a sua relevância no mundo moderno”, explicou Osvaldo Liquito Mesquita, realizador do projeto. “Ao encerrar a última cena de gravações, o nosso coração pulsava com uma mistura vertiginosa de emoções: o nervosismo da incerteza e a esperança fervilhante de ter criado algo verdadeiramente especial”, confessou.  

“Não apenas desafiou as expectativas, mas também redefiniu que quando uma aldeia se une, pode-se criar algo verdadeiramente único e memorável . E por isso, olho para trás com um coração pleno de gratidão por todos os que tornaram este sonho possível, e da calorosa receção que o público nos proporcionou”, agradeceu.

A produção deste filme demorou três meses “de árduo trabalho”, referiu o realizador, destacando ainda a construção de cenários, incluindo uma autêntica cozinha regional antiga, que demorou uma semana.

A Festa de Nossa Senhora das Boas Novas e S. José de Mazarefes realiza-se de 5 a 8 de Abril de 2024.