Hospital de Viana do Castelo recebe maior curso de endoscopia do pâncreas em Portugal
A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) vai ser o palco para a apresentação de um novo endoscópio de uso único e de técnicas de última geração no diagnóstico e tratamento de tumores e cálculos na 5. edição do maior de curso endoscopia do pâncreas e vias biliares realizado em Portugal. O curso é organizado pelo Centro de Inovação em Saúde da Universidade do Minho (B.acis), nos dia 15 e 16 de Abril. No dia 15 de Abril, serão transmitidas técnicas de endoscopia avançada em direto a partir das duas salas de última geração do Serviço de Gastrenterologia do Hospital de Santa Luzia (HSL), da ULSAM, para o auditório do Hospital de Santa Luzia onde estarão mais de 150 congressistas e uma vários gastrenterologistas estrangeiros convidados para integrarem o programa.
Nesta edição serão apresentados, num grande evento científico, um novo endoscópio de uso único (com o potencial de eliminar o risco de transmissão de infeções) para este tipo de intervenções, bem como novos endoscópios para os canais do pâncreas e vias biliares. Serão ainda mais uma vez realizadas procedimentos de última geração para o diagnóstico precoce de tumores das vias biliares e pâncreas, bem como para o tratamento de cálculos das vias biliares.
De acordo com Luís Lopes, diretor do serviço de Gastrenterologia do Hospital de Santa Luzia (HSL) e professor da Escola de Medicina da Universidade do Minho (UM), esta nova geração de endoscópios elimina o risco de transmissão de infecções neste tipo de intervenções; Jorge Canena, diretor do Serviço de Gastrenterologia da CUF-Tejo ( e que coordena o curso em parceria com o HSL) realça que existe no entanto a necessidade de realizar mais estudos, nomeadamente de custo-eficácia, que sustentem a difusão destes tipo de endoscópios na realização desta técnica, sobretudo quando os endoscópios que usamos têm um excelente perfil de segurança para os nossos doentes.