Vila Verde leva Lenço de Namorados ao “Mercado da saudade”
O Município de Vila Verde e a Aliança Artesanal participam na XIX Feira de Nanterre – Mercado da Saudade, que decorre durante este fim de semana nos arredores de Paris, em França, sob organização da Associação Recreativa e Cultural de Originários de Portugal (ARCOP).
“Este é um evento de referência internacional na valorização dos produtos endógenos, das tradições e da identidade do território português, com especial importância para o mundo rural”, defendeu a vereadora Michele Alves, que liderou a representação portuguesa.
A autarca destacou a extraordinária recetividade e simpatia dos emigrantes lusos e da comunidade parisiense aos bordados em linho do Lenço de Namorados, ícone identitário do concelho de Vila Verde. Assinalou ainda a valorização das potencialidades naturais e o reconhecimento da excelência da gastronomia local.
Acompanhada pelo chefe de gabinete da Presidência, Carlos Tiago Alves, e pelas bordadeiras da Aliança Artesanal, Michele Alves recebeu no espaço de promoção dos produtos Namorar Portugal a visita do cônsul Ramalho Ortigão e do presidente do município de Nanterre, Raphael Adam.
A Feira de Nanterre decorre no Espace Chevreul, com a participação de regiões e vários municípios portugueses com o objetivo de divulgar o melhor de cada território junto da comunidade emigrante e francófona.
Diversos eventos e intensa animação cultural marcam também o programa da feira, com provas, exposição e vendas de produtos, assim como espetáculos com fado, cantares ao desafio, rusgas e ranchos folclóricos, bandas filarmónicas e grupos de bombos, juntando artistas radicados em Portugal e na França.