Rampa da Falperra com “plantel de luxo” e novo piso

0
417

Braga vai voltar a ser o epicentro do automobilismo nacional e internacional, com a mítica Rampa Internacional Falperra. A 43ª edição da prova rainha do europeu da categoria decorre de 17 a 19 de Maio, onde marcarão presença os melhores pilotos do campeonato nacional e europeu de montanha, numa edição que promete trazer à Cidade mais de 150 mil aficionados do desporto automóvel.

Com uma “organização de excelência”, a prova apresenta um “plantel de luxo” com 140 pilotos inscritos, num evento envolve mais de 360 colaboradores e voluntários. Este ano, a sustentabilidade é a “forte aposta” da organização, com especial o foco nas questões ambientais.

“A Rampa da Falperra é um dos grandes momentos da vida da nossa cidade e é muito mais que um evento desportivo. É um evento icónico e marcante, que atrai milhares de aficionados do desporto motorizado para assistirem de perto a uma das mais emblemáticas provas do automobilismo internacional e que gera um retorno financeiro de largos milhões de euros para o nosso tecido comercial, nomeadamente para ao sector da restauração e da hotelaria”, referiu Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, durante a apresentação da prova. Nesta edição, será utilizada uma frota de veículos eléctricos por parte da organização do evento e será utilizada a comunicação digital. A distribuição de água aos pilotos e equipas, deixa de ser feita em garrafas de plástico, passando a ser utilizados depósitos próprios e em copos biodegradáveis, numa acção promovida em parceria com a AGERE. Na época de plantio, e para compensar as emissões de carbono, está prevista a plantação de mais de 600 árvores.

Felicitando o Clube Automóvel do Minho (CAM) pelo trabalho que tem desenvolvido em prol do desporto automóvel, que “tem estado à altura das suas responsabilidades e da sua história”, Ricardo Rio lembrou que o CAM “tem sido um organizador exemplar”. “Através de muito sacrifício pessoal, tudo tem feito para que a Rampa da Falperra tenha um sucesso notável e que continue a ser uma das mais representativas provas do automobilismo internacional”, sustentou.

Esta é uma prova organizada pelo CAM, com a chancela da FIA e da FPAK – Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting. Rogério Peixoto, presidente do Clube Automóvel do Minho, referiu que estão reunidas todas as condições para que esta edição da Rampa da Falperra repita o êxito alcançado nos últimos anos. “Temos vindo a trabalhar para evoluir, a nível de organização, em todas as áreas e o nosso grande foco este ano incidiu, em especial, tanto na segurança como na sustentabilidade ambiental”, explicou, adiantando que foram colocados cerca de 150 metros de rails em toda a extensão da prova e que grande parte do traçado terá um novo piso.

A prova terá transmissão live streaming nas redes sociais da Rampa da Falperra e no site do Jornal Record. Ao longo do traçado serão colocados ecrãs para que os espectadores possam assistir a todas as emoções da prova, assim como um sistema de sonorização. Os espectadores terão 12 zonas de peão espalhadas por todo o perímetro, algumas das quais com acesso pago e ainda duas zonas de bancada. As zonas de peão estão localizadas em diferentes áreas da prova e o bilhete de peão dá acesso a todas as zonas. Um dos momentos mais aguardados é a exposição de viaturas e o desfile pela Cidade. Nesta edição, a exposição de viaturas decorre junto ao edifício do Pópulo, a partir das 11h30 do dia 17 de Maio, e pelas 19h00 inicia-se o desfile em direcção à falperra, passando pelas principais ruas da Cidade.

Como vem sendo habitual, os Transportes Urbanos de Braga (TUB) associam-se a este evento e disponibilizam um plano de transporte para a Rampa da Falperra, com bilhetes de ida e volta a 1 euro.