Serra de Santa Luzia com vigilância militar a partir de 15 de junho
Os Militares do Exército da Escola dos Serviços da Póvoa do Varzim vão voltar a vigiar a Serra de Santa Luzia de 15 de junho a 30 de setembro. O protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Escola dos Serviços foi aprovado em reunião ordinária de executivo, para ações de vigilância e patrulhamento em Santa Luzia, numa ação preventiva que teve início em 2010.
A vereadora da Proteção Civil, Fabíola Oliveira, refere que, “à semelhança dos anos transatos, e considerando que os incêndios rurais são uma preocupação constante, em especial na Serra de Santa Luzia que, pelo crescimento da vegetação aliado ao grande período sem ocorrências de incêndios, é considerado um dos locais mais críticos do concelho, é proposta a continuidade da colaboração com os militares”.
O protocolo tem como objetivo assegurar o patrulhamento florestal na serra de Santa Luzia numa perspetiva dissuasora e de vigilância, contribuindo para a redução do número de comportamentos de risco nesta área, assim como para reduzir o tempo de deteção e resposta a incêndios rurais.
A Escola de Serviços compromete-se, assim, a disponibilizar viatura e militares para operações de vigilância, mantendo permanentemente informadas as entidades responsáveis (Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Minho e/ou Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo), comunicando-lhes, de imediato, qualquer ocorrência digna de registo.
Já a Câmara Municipal de Viana do Castelo compromete-se a fornecer os meios materiais necessários ao cumprimento da missão, comparticipando encargos decorrentes das atividades de vigilância, entre outras obrigações.