PAN também foi à Vaca das Cordas
A porta-voz do PAN, Inês Sousa Real, e o cabeça de lista às Europeias, Pedro Fidalgo Marques, estiveram em Ponte de Lima, numa ação de protesto contra a Vaca das Cordas, que se realiza esta tarde. Colocaram uma corda na estátua do touro e cortaram-na simbolicamente pela libertação dos animais nesta tradição.
“Esta contínua tortura e crueldade não faz sentido nos dias de hoje. Não faz sentido termos crianças a assistir a estes espectáculos, pela sua segurança e pelo que lhes estamos a ensinar, não faz sentido”, afirmou Pedro Fidalgo Marques, antes de cortar a corda. “É um ato simbólico de cortar as cordas para que possamos acordar Portugal para essa barbárie e tortura que aqui ainda continua a existir. É preciso acabar com qualquer exploração e tortura animal”, reiterou. Milhares de pessoas são esperadas para assistir à tradicional corrida de um possante touro com mais de meia tonelada pelas ruas da vila.
Inês Sousa Real anunciou que o partido vai propor ao parlamento um referendo sobre a abolição das touradas em Portugal, após as eleições europeias de 09 de junho. A proposta de consulta popular será apresentada na semana seguinte às eleições europeias.
A dirigente do partido Pessoas-Animais-Natureza congratulou-se com a decisão da provedora do telespetador de não permitir à RTP a transmissão de touradas porque vai contra o bem-estar animal.