Arrancou a modernização do terminal ferroviário de mercadorias de Leixões

0
290

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S. A. (APDL) arrancou com a primeira fase de modernização do Terminal Ferroviário de Mercadorias de Leixões (TFML). A fase inicial, candidata ao PACS – Programa para a Ação Climática e Sustentabilidade, visa implementar uma série de melhorias significativas na infraestrutura.

Com um investimento superior a 400 mil euros, a intervenção abrange uma área de cerca de 2.000 m², incluindo a pavimentação de novas áreas para parqueamento, resultando num aumento da capacidade de movimentação de contentores em cerca de 15 mil TEUs, atingindo aproximadamente 95 mil TEUs/ano. “A reformulação da zona de entrada do terminal, melhorias na rede de drenagem de águas pluviais e a implementação de nova infraestrutura de telecomunicações e iluminação garantem maior segurança e eficiência operacional. Esta infraestrutura permitirá uma melhor integração com a rede do Porto de Leixões, potencializando a conectividade e a eficiência logística”, frisa a APDL.

De acordo com a APDL, a próxima fase do projeto, com um investimento superior a 5 milhões de euros, visa duplicar a capacidade atual do terminal para cerca de 156 mil TEUs, reordenar o espaço do terminal, melhorar o pavimento e corrigir o traçado das vias-férreas para permitir a receção de comboios de até 750 metros de comprimento. A criação de uma rotunda junto ao TFML permitirá segregar o acesso rodoviário dos cerca de 400 camiões diários do tráfego urbano, melhorando a fluidez e segurança do trânsito.

“Este projeto de modernização representa um investimento estratégico para a APDL, reforçando a capacidade logística do Porto de Leixões e promovendo uma maior sustentabilidade e eficiência nas operações portuárias, ao mesmo tempo, que contribui para a redução das emissões de CO2 e para a futura adoção de equipamentos elétricos para movimentação vertical”, realçou.