Viana, Melgaço, Caminha e Monção pagam tarde de mais
As câmaras de Caminha, Monção, Melgaço e Viana do Castelo apresentaram um prazo médio de pagamento a fornecedores superior a 60 dias, até ao final do segundo trimestre de 2024. Os dados constam do relatório da Direção-Geral das Autarquias Locais, que coloca o Município de Caminha no terceiro lugar dos piores pagadores, com um prazo de 112 dias.
Para a Comissão Concelhia de Caminha do Bloco de Esquerda, os dados “são alarmantes”. “Com uma “medalha de bronze” nada desejada, Caminha ocupa o terceiro lugar numa lista que ninguém gostaria de liderar, apenas superado pelos municípios de Tabuaço e Tábua”, ironiza o BE de Caminha, frisando que, “embora os números se refiram ao segundo trimestre de 2024, a tendência não é nova”. “Caminha tem consistentemente figurado no top 10 dos piores pagadores, mas este é o primeiro ano em que o município se vê empurrado para o pódio dos mais negligentes. No final do primeiro trimestre, o tempo médio de pagamento era de 119 dias; hoje, ainda que reduzido para 112 dias, essa diminuição não foi suficiente para evitar a subida no “ranking” dos maus pagadores, uma vez que outros municípios, mais comprometidos, conseguiram melhorias muito mais significativas, com reduções de até 70 dias no tempo de espera para pagamento”, analisou. “Ao longo dos anos, o problema financeiro do município tem sido uma constante, sem sinais de uma gestão orientada para o futuro por parte do executivo do Partido Socialista. Esta falta de visão força os habitantes de Caminha a procurar emprego e melhores condições de vida fora do concelho. Não é suficiente ostentar bandeiras azuis e douradas nas praias para atrair turistas quando, ao mesmo tempo, os residentes são deixados com a “medalha de bronze” da má gestão”, criticou.
Segundo o relatório da DGAL, a Câmara de Melgaço demora 93 dias a pagar as dívidas a fornecedores, Monção demora 98 dias e Viana do Castelo demora 67 dias.