Viana reforça laços com Andorra-a-Velha

0
501

Uma delegação do Comú de Andorra-a-Velha (Principado de Andorra) marca este ano presença nas Festas em Honra de Nossa Senhora da Agonia. O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e o cônsul maior do Comú de Andorra-a-Velha, Sergi González Camacho, formalizaram o acordo de geminação entre as duas localidades considerando “os laços históricos e de amizade existentes” e tendo em conta a vontade de ambas as partes “de aprofundarem esse relacionamento, fomentando formas de colaboração nos mais diversos domínios de interesse comum”.

Na cerimónia, o autarca vianense explicou que este acordo vem consolidar um “trabalho de proximidade” e destacou as “muitas semelhanças” entre as duas localidades, nomeadamente nas atividades do passado.

Também o cônsul maior do Comú de Andorra-a-Velha assumiu que esta geminação “será um compromisso entre as duas comunidades para que reforcem relações”, num momento que contou também com a presença da embaixadora de Andorra em Portugal, Eva Descarrega.

O momento ficou ainda marcado pela inauguração da exposição “INTEGRADOS 2024”, do Grupo de Folclore Casa de Portugal, com sede em Andorra. José Luís Carvalho, presidente do Grupo, explicou que a mostra é composta por 14 instantâneos da jovem fotógrafa Mireia Medeiros, em espaços emblemáticos do património arquitetónico nos sete concelhos (paróquias) do Principado de Andorra, adequando a forma de vestir das gentes do Norte de Portugal a cada uma das cenas recriadas. O trabalho é acompanhado por um breve documentário, com produção e arranjos musicais de Marc Medeiros Carvalho, que inclui excertos de vídeos das sessões fotográficas e testemunhos.