Escola Secundária de Vila Verde inova ao agregar disciplinas no terceiro ciclo
A Escola Secundária de Vila Verde foi a primeira, a nível nacional, que juntou as matérias lecionadas no terceiro ciclo em disciplinas comuns com a adoção de um plano de inovação. O currículo escolar da escola passou a oferecer quatro disciplinas que agregam conhecimentos das 15 disciplinas tradicionais. O projeto funciona desde 2022 e o número de alunos interessados em ingressar na escola aumentou.
“No fundo, juntamos as disciplinas tradicionais em quatro novas disciplinas. Articulamos as aprendizagens essenciais de cada disciplina”, explicou Sara Pitães, professora na Escola Secundária de Vila Verde. Matemática, Físico-Química e Ciências Naturais e Tecnologias de Informação e Comunicação juntaram-se na disciplina de Ciência, Tecnologia e Ambiente. Já História, Geografia e Cidadania e Desenvolvimento fazem parte da disciplina de Ciências Sociais e Humanas. Por sua vez, a nova disciplina de Artes e Vida Saudável é composta por Educação Visual, Arte e Educação Física. Já na disciplina de Cultura, Línguas e Comunicação, os alunos estudam Portugês e Línguas Estrangeiras. “Os professores vêem o que se pode cruzar e analisam o que se pode lecionar”, acrescentou a professora, destacando a junção entre Educação Física e as Artes.
“Educação Física tem a modalidade da orientação. Fizemos uma atividade em que os alunos tinham que percorrer vários pontos e responder a várias questões. Pensando fora da caixa, arranja-se sempre pontos em comum”, ressalvou a docente de Geografia, que está englobada com História e Cidadania. “Por exemplo, no sétimo ano, a professora de História falou sobre os homens primitivos. Por isso, fui buscar paisagens dos tempos primitivos e das eras geológicas antigas”, exemplificou Sara Pitães.
O projeto arrancou no ano letivo de 2022/2023 só com o sétimo ano. “Antes de arrancar fizemos uma auscultação aos pais, professores e alunos e encontramos algumas resistências. Questionaram-se sobre o método, o facto de termos exames nacionais… Os alunos também estranharam o facto de termos mais professores na sala de aula”, indicou, contando que os professores da Escola Secundária de Vila Verde tiveram uma formação para aprender a usar ferramentas e técnicas que aplicam nas aulas. Na escola, existem professores tutores que ficam responsáveis por cerca de seis alunos. “São responsáveis por justificar as faltas e têm reuniões com os pais. Desta forma, temos um acompanhamento mais próximo com os alunos e as famílias”, referiu.
Neste momento, o Plano de Inovação da Escola Secundária de Vila Verde também engloba o oitavo ano. “Não avançamos para o secundário por causa do medo que existe em relação aos exames nacionais”, justificou, dizendo que o projeto poderá englobar o nono ano. “Ponderamos separar a matemática e o português das disciplinas agregadoras. Será um ano piloto para o nono ano”, indicou, notando que o projeto “ainda está a dar os primeiros passos”.
Sara Pitães afirmou que o principal objetivo do projeto é motivar os alunos. “Com este projeto conseguimos ter alunos mais empenhados e com mais competências. Passaram a saber trabalhar em grupo e a ter espírito crítico”, declarou, considerando que a agregação das disciplinas pode ajudar os alunos que têm dificuldades. “Há alunos que ficam desmotivados por causa das dificuldades na Matemática, por exemplo. Mas como ela está agregada com outras disciplinas e também é utilizada em mini projetos, os alunos ganham mais competências”, notou. A docente frisou que não reprovou nenhum aluno no sétimo ano. “Já no oitavo, alguns alunos reprovaram. Criou-se uma turma com alunos que não tinham frequentado o sétimo ano nesta escola”, referiu Sara Pitães. “Nenhum aluno quis desistir e nenhum pai mostrou insatisfação, muito pelo contrário”, congratulou-se a docente.
Já João Graça, diretor da Escola Secundária de Vila Verde, afirmou que o Plano de Inovação é pioneiro a nível nacional. “Os planos de inovação já existem desde 2019, mas o nosso é o único que tem as disciplinas completamente agregadas”, frisou, notando que a escola tem visto um incremento de candidaturas no terceiro ciclo. “Muitos alunos de outras escolas querem vir estudar para cá no oitavo ano. Isto acontece porque o feedback das famílias e dos alunos é muito positivo. Vêem que esta escola quer ensinar de uma forma diferente”, vincou, lembrando que Vila Verde não é um meio favorecido. “A valorização da escolarização é residual. As situações de insucesso, por vezes, tem a ver com o desinteresse pela escola. Por isso, o que pretendemos é cativar os alunos e tornar a aprendizagem mais apelativa”, salientou João Graça.