Bicicletas grátis em Barcelos para quem tem passe dos transportes públicos
Cerca de 200 ciclistas participaram no passeio inaugural do projeto Tubabike. Trata-se de uma iniciativa promotora de mobilidade suave e sustentável que coloca à disposição dos barcelenses 200 bicicletas em 40 pontos de partilha espalhados por toda a zona urbana e também ao longo de todos os troços da ciclovia.
O arranque deste projeto, promovido pelo Município barcelense e operacionalizado e gerido pela Transdev, aconteceu este sábado de manhã, num passeio de bicicleta, entre a Avenida de S. José e a Escola Secundária de Barcelos, iniciativa que assinalou simbolicamente a inauguração deste serviço e das ciclovias.
As 200 bicicletas podem ser utilizadas mediante um passe anual de apenas 30 euros (a modalidade mais vantajosa), um passe mensal de 5 euros ou um passe diário de 2 euros. No entanto, quem possuir Passe Tuba Transporte fica isento de pagamento.
O sistema Tubabike permite um número de viagens ilimitadas por dia, desde que cada uma dessas viagens não ultrapasse os 45 minutos. Há também a possibilidade de utilizar as bicicletas de forma pontual. Nesse caso, o preço é de um euro por cada hora de utilização.
Tanto a requisição dos passes como a gestão de utilização das bicicletas são feitas através do recurso a uma APP – aplicação informática que pode ser descarregada no telemóvel dos interessados.
O Serviço Tubabike está disponível todos os dias nos seguintes horários: no verão (entre 1 de junho e 30 de setembro) das 7h00 às 22h00; e no período de inverno (entre 1 de outubro e 31 de maio); das 7h00 às 21h00.
O sistema de utilização e gestão do Tubabike obriga a que as bicicletas sejam levantadas e parqueadas num dos 40 pontos de partilha, evitando assim o problema de parqueamentos abusivos e despropositados, em cima dos passeios. Importa sublinhar que todas as bicicletas estão dotadas de um sistema de georreferenciação que as permite localizar em caso de haver algum transvio.