“Com o novo Kia EV3 quase podemos ir de Viana do Castelo ao Algarve”

0
137

 

A KIA escolheu Viana do Castelo para revelar o mais novo integrante da família de veículos totalmente elétricos da marca: o KIA EV3. Com o objetivo de eletrificar toda a sua gama e atingir a impressionante marca de 17 veículos elétricos lançados nos próximos anos, a marca sul-coreana reafirmou o seu compromisso com a mobilidade sustentável. O novo modelo da KIA é o terceiro veículo 100% elétrico, que se junta ao EV9, um SUV com capacidade para sete lugares, e ao EV6, um carro com linhas mais desportivas que venceu o prémio de carro do ano em 2022.

Desenvolvido sobre a plataforma exclusiva EGMP da KIA, especialmente concebida para os carros elétricos, o EV3 vai ser disponibilizado em três versões: Drive, Tech e GT-Line que prometem oferecer uma experiência de condução inovadora. Equipado com um motor de 150 quilowatts, equivalente a 204 cavalos, o carro é capaz de chegar dos zero aos cem quilómetros por hora em menos de oito segundos. Com uma arquitetura de portabilidade elétrica de 400 volts, o novo SUV citadino também impressiona pela rapidez no carregamento, podendo carregar de 10 a 80% em apenas trinta minutos num carregador super rápido. Já em carregadores de 11 quilowatts, o tempo varia entre cinco e sete horas consoante as versões do modelo.

Aquino Gamboa, representante da marca, afirmou que o carregamento rápido poderá mudar a maneira de como as pessoas olham para os veículos elétricos. “Este ‘fast charging’, é seguramente uma vantagem porque as pessoas quando pensam em comprar um carro elétrico, a grande preocupação é o tempo de carregamento”, declarou, explicando os alguns do pontos positivos. “Na realidade, demorar 5, 10 ou 15 minutos pode não fazer tanta diferença porque se em  5 minutos apenas parava e abastecia, com meia hora posso tomar um café ou ir à casa de banho. No fundo, até para quem tem crianças, é muito mais prático”, reconheceu.

Com duas opções de bateria, 58 quilowatts na versão Drive e de 82 nas versões Tech e GT-Line, o EV3 oferece autonomias de até 560 quilómetros, tornando-o no veículo elétrico da marca com mais autonomia e reafirmando a sua versatilidade e eficiência no uso diário. “Esta viatura quase que permite fazer uma viagem de Viana do Castelo até ao Algarve e, atualmente, a disseminação de postos de abastecimento elétricos no país também contribui muito para tal. Já não há que ter medo de andar com carro elétrico”, considerou Aquino.

Além disso, a marca tem adotado uma preocupação com a sustentabilidade ambiental e, neste modelo, cerca de 30% dos materiais utilizados no interior são reciclados. “Há uma preocupação grande da marca nesta matéria da sustentabilidade, e essa ligação está de tal maneira presente que no tablier de cada EV3 existe um QR Code que permite saber a quantidade de materiais reciclados utilizados naquela viatura”, declarou o representante, realçando que cada veículo é único “Podemos dizer que cada viatura é única porque o QR Code é diferente em todos os carros, a quantidade e a origem dos materiais são diferentes de carro para carro”, explicou.

O responsável garantiu ainda que o modelo não foi criado com um público alvo definido, podendo abranger um grande leque de clientes. “Eu considero que este carro poderá atrair todo o tipo de clientes possíveis, é uma viatura mais pequena em relação às outras viaturas elétricas da marca. Tanto pode ser um carro bom para um jovem casal que precisa de espaço para duas crianças atrás, como para uma pessoa que se desloque sozinha e que goste da estética de uma viatura mais SUV. Certamente que não será o carro ideal para uma família numerosa com 6 crianças, para isso seria o EV9” brincou, explicando que a marca tem sempre soluções para todos os clientes.

Manuel Teixeira, responsável do concessionário KIA em Viana do Castelo, onde foi apresentado o veículo, confirmou que as expectativas em relação a este novo carro estão elevadas. “É um segmento dos mais procurados no que toca a viaturas elétricas e, neste momento, é o carro com mais autonomia de todos os elétricos da marca, e certamente que esperamos que seja um sucesso de vendas”, desejou, confessando que já existem viaturas vendidas apesar da comercialização só iniciar no final deste ano. “Neste momento já sentimos alguma procura, aliás já há carros efetivamente vendidos. No entanto, a comercialização só ira ser iniciada entre o final deste ano e inicio de 2025. Acreditamos que vai ser mais um sucesso da KIA”, disse, otimista, destacando o “design arrojado” de interiores que este carro tem. “Além disso, acho que está muito bem posicionado em relação ao preço, é acessível a muitos bolsos e carteiras. Nós também trabalhamos com outras marcas e, este segmento, em outras marcas, tem valores significativamente mais altos”, concluiu.