Porto de Leixões mais sustentável e muito animado

0
247

A 16ª edição do Dia do Porto de Leixões atraiu cerca de 17.000 visitantes. A celebração do Porto de Leixões e da Comunidade foi realizado no Terminal de Cruzeiros e ao longo do Molhe Sul, proporcionando uma variedade de atividades para os visitantes.

Entre as diversas iniciativas, destacaram-se as visitas à área portuária em autocarros turísticos e em embarcações pelo canal, além das visitas ao Titan e ao Terminal de Cruzeiros. O dia começou animado com a participação do grupo de bombos Águias de S. Mamede, aulas de yoga pela Escola de Miguel Correia, animação infantil com o Palhaço Pico, demonstração de Capoeira, além de sessões de Zumba conduzidas pela CR7 Fitness by Crunch Porto. As tradições locais também tiveram palco com as rusgas dos Pescadores do Castelo.

A Administração do Porto do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) apresentou à Comunidade o Roadmap da Sustentabilidade, reforçando seu compromisso com o futuro ambiental do porto.

Na linha da sua política de responsabilidade social, a APDL celebrou, uma vez mais, a Comunidade escolar de Matosinhos, premiando os melhores alunos do Curso Cientifico-Humanístico e Curso Profissional, Tomás Amaral, da Escola Abel Salazar e Leonardo Coelho, da Escola Secundária João Gonçalves Zarco, respetivamente.

Ao longo do dia, os visitantes puderam aproveitar outras atrações, como insufláveis, street food e exposições portuárias, além de atividades de saúde e bem-estar, como massagens e rastreio da apneia do sono, promovidas pela APDL Saúde.

O evento contou ainda com a participação do CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental), que promoveu atividades interativas como um QUIZZ e demonstrações científicas. Além disso, contou com a apresentação do Hub Azul de Leixões – Disseminação de Ciência e Literacia do Oceano, em parceria com o Fórum Oceano, workshops promovidos pelos Escuteiros Marítimos (Agrupamento 1377), e exibição de uma ave de rapina pela Animal Experience.

 

Na parte musical, o evento contou com apresentações ao vivo do quarteto de violinos ADLIB STRINGS, da banda FINGERTIPS e do DJ Filipe Vicência, encerrando o dia com um animado sunset. Além das exibições culturais, houve exposições temáticas e uma mostra de equipamentos portuários organizada pela Yilport Leixões e TCGL.

Zarco e Tomás Amaral, da Escola Abel Salazar, respetivamente.

Ao longo do dia, os visitantes puderam aproveitar outras atrações, como insufláveis, street food, animação itinerante e exposições portuárias, além de atividades de saúde e bem-estar, como massagens e rastreio da apneia do sono, promovidas pela APDL Saúde.

O evento contou ainda com a participação do CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental), que promoveu atividades interativas como um QUIZZ, demonstrações científicas e jogos tradicionais. Além disso, foi feita a apresentação do Hub Azul de Leixões, uma demonstração da atividade dos Escuteiros Marítimos, do Agrupamento 1377, e uma exibição de aves de rapina pela Animal Experience.

Na parte musical, o evento contou com apresentações ao vivo do quarteto de violinos ADLIB STRINGS, da banda FINGERTIPS e do DJ Filipe Vicência, encerrando o dia com um animado sunset. Além das exibições culturais, houve uma mostra de equipamentos portuários organizada pela Yilport Leixões e TCGL, além de exposições temáticas e concursos de fotografia científica.