“Acelerar o Norte é mais um incentivo para tornar a nossa venda online mais eficaz”

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Empresários de Ponte de Lima conheceram o projeto “Acelerar o Norte”, que pretende apoiar pequenas e médias empresas na utilização dos meios digitais, numa sessão dinamizada pela Associação Empresarial de Ponte de Lima e pela Associação Associação Comercial e Industrial de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca. Na sessão, colaboradores da “Moisés e Gonçalves” e da Materialia falaram sobre as vantagens que as respectivas empresas têm tido com a aposta na utilização de ferramentas digitais.

A empresa “Moisés e Gonçalves”, que se dedica à venda de equipamentos agrícolas e reparação de tratores, tem um site e redes sociais, que permitem a promoção e a venda online. “Eu dizia que não conseguíamos vender máquinas agrícolas pela Internet. Contudo, a  realidade veio provar o contrário. Começamos a vender para outros sítios e aumentamos o número de vendas anuais”, explanou José Manuel Pires, representante da empresa, dizendo que a “Moisés e Gonçalves” aderiu, anteriormente, a um projeto que dinamizou o seu site. “Com o Acelerar o Norte, queremos aproveitar mais um incentivo para tornar a nossa venda online mais eficaz”, indicou.

A Materialia foi criada em 2001 e Maria João, dos Recursos Humanos e marketing da empresa, diz que “já nessa altura se verificava a importância da digitalização”. “Ao longo destes, anos temos apostado cada vez mais nessas ferramentas”, assegurou, indicando que a Materialia apostou numa equipa de marketing e na criação de páginas em redes sociais e loja online. “Contudo, não houve  um aumento considerável no volume total de faturação da nossa empresa”, referiu, notando que os produtos que a empresa vende produtos que tradicionalmente “não são comprados em mercados online”. “Porém, detectamos que o cliente, antes de ir para a loja, vai procurar informações sobre um produto e  a oferta que existe nas empresas. Por isso, o online acaba por ajudar nesse serviço ao cliente”, descreveu, acrescentando que as redes sociais “permitem uma comunicação muito mais direta e diária com o cliente”. Maria João elogiou a aposta no Acelerar o Norte.  “Este tipo de projetos são um impulso e um apoio para financiar atividades na área da digitalização. Nós sabemos que a implementação da digitalização  tem um valor considerável”, afirmou.

“O principal objetivo deste projecto é auxiliar o pequeno comércio, as empresas de serviços de proximidade e a restauração na transição digital”, salientou Francisco Salgueiros, do Acelerar o Norte, referindo que a iniciativa irá apoiar as empresas na definição de uma estratégia. “Também iremos disponibilizar um apoio monetário para iniciarem um investimento que poderá aumentar o volume de vendas,  a satisfação dos clientes e alcançar consumidores de outras regiões”, frisou.